AgroTimes

AgTech Garage abre 4ª edição de programa de aceleração de agtechs

02 fev 2022, 13:40 - atualizado em 02 fev 2022, 15:10
Agronegócio Colheita Lavoura Agricultura Máquinas Agrícolas Terras
(Imagem: Unsplash/Charles G)

O AgTech Garage, hub de inovação especializado no agronegócio de Piracicaba (SP), abriu na terça-feira, 1º de fevereiro, a quarta edição de seu programa de aceleração de startups, o Intensive Connection. As inscrições se iniciam nesta quarta-feira e se estendem até 24 de fevereiro, informa o AgTech Garage. A iniciativa será realizada em parceria com sete grandes empresas ligadas ao setor, as chamadas “innovation partner” do hub.

Segundo o AgTech, no ano passado, o projeto alcançou toda a América Latina e 209 startups se inscreveram para participar do programa. Do total, 12 foram selecionadas para desenvolver projetos junto com os parceiros de inovação do hub. Nesta edição, participarão da iniciativa John Deere, Bayer, Bunge, Suzano, OCP, Ceva e Sicredi.

Elas propõem desafios, envolvendo temas dentro e fora do campo, para os quais as agtechs desenvolvem soluções. “Ter sete empresas líderes dos seus segmentos no agronegócio como Innovation Partners do AgTech Garage, e participando do Intensive Connection, demonstra a relevância que a inovação aberta já alcançou no setor”, disse o CEO do AgTech Garage, José Tomé, na nota.

O programa de aceleração terá duração de seis meses, de maio a outubro deste ano, conforme o AgTech Garage. Neste período, as startups terão acesso a mentorias, networking, eventos, conexões contarão com o apoio do hub e das empresas parceiras para aperfeiçoamento e escala das soluções. Segundo o coordenador de Programas de Inovação Aberta do hub, Henrique Provenzzano, a quarta edição contará também com encontros entre as agtechs e diferentes áreas da companhia, como recursos humanos, tecnologia e jurídico.

Os temas dos desafios propostos pelas empresas para a quarta edição do programa são colaboração de plataformas digitais no campo (Bayer), os caminhos da nova logística (Bunge), entender para atender (Ceva), digitalização no campo – uma visão 360º da operação agrícola (John Deere), alimentar o solo para alimentar o planeta (OCP), impulsionando um futuro sustentável (Sicredi), profissional florestal no presente e no futuro (Suzano). O AgTech Garage informou também que o programa é “equity free”, ou seja, nem o hub nem as empresas parceiras se tornarão sócios das startups.

Na primeira fase do projeto serão selecionadas 35 startups (5 por empresa parceira). Elas se apresentarão para um comitê formado pelos executivos das companhias, o qual escolherá 14 startups vencedoras (2 por empresa). A lista de finalistas será divulgada em 23 de março e a das agtechs escolhidas em 7 de abril. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.agtechgarage.com/intensive-connection/.