Agronegócio: Exportações brasileiras alcançam 34 novos mercados em outubro, segundo Mapa
O agronegócio brasileiro registrou 34 aberturas de mercados para produtos agrícolas no mês de outubro, divididas em 12 países diferentes. O número representa o segundo maior resultado da série histórica no comércio internacional e foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
As aberturas de outubro somam quase a mesma quantidade registrada ao longo de todo o ano de 2019, quando foram contabilizadas 35. O desempenho só fica atrás de setembro deste ano, que atingiu um recorde de 55 novos mercados em 14 países.
Em nota divulgada à imprensa, o Mapa detalhou os mercados, com destaque para algodões destinados à Arábia Saudita; sementes de milho, sorgo, soja e braquiária para o Gabão; sementes de setária para a Colômbia; amêndoas de cacau e erva-mate para os países da União Eurasiática (Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão); entre outros.
Momento positivo para exportações do agronegócio
O levantamento da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa contabiliza 192 aberturas de mercados em 48 destinos diferentes no ano, até o fim de outubro.
O Mapa afirma que “a expansão de mercados internacionais tem sido fundamental para o crescimento das exportações brasileiras”.
Entre outubro de 2023 a setembro de 2024, as exportações do setor somaram US$ 166,19 bilhões, registrando crescimento de 1,8% em comparação aos US$ 163,19 bilhões exportados nos doze meses anteriores.