AgroTimes

Agronegócio em Brasília, etanol contra Lula e mais; veja 5 assuntos no Agro Times

15 jan 2023, 12:00 - atualizado em 13 jan 2023, 9:39
Etanol
Cadeia do etanol é um dos assuntos que mais chamou a atenção dos investidores no noticiário do agronegócio na semana. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O agronegócio marcou presença nas manchetes nesta semana, marcada pela repercussão dos atos antidemocráticos em Brasília. A cadeia do etanol também fez barulho no período, com Lula buscando favorecer o consumidor de combustíveis.

Confira abaixo as cinco notícias mais lidas do Agro Times na semana:

5° lugar: As 5 ações de commodities com potenciais ganhos de até 60% que Órama indica para janeiro

Órama manteve a sua carteira de ações recomendadas do setor de commodities para o mês de janeiro, sem fazer alterações ante o portfólio de dezembro.

A carteira de ações teve um desempenho negativo de 7% neste mês, puxado pelo mau desempenho do mercado.

O papel que se destacou positivamente no período foi Vale (VALE3). Do lado negativo, as ações da BRF (BRFS3) tiveram o pior desempenho.

CONTINUE LENDO

4° lugar: Fiagros têm baita motivo para subir em 2023, pagando dividendos e na cola da Selic, diz gestor

Os Fiagros (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais) já são o porto seguro de mais de 170 mil investidores, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela B3 em dezembro de 2022. E a classe ainda conta com baita vantagem em 2023.

Essa modalidade de investimento, que é parente dos fundos imobiliários, facilita que pessoas físicas consigam se expor ao agronegócio, o setor mais representativo da economia brasileira.

E uma característica peculiar dos Fiagros os colocam em destaque na renda variável neste ano, de acordo com Mucio Mattos, sócio e head de crédito da Vectis Gestão.

CONTINUE LENDO

? 3° lugar: Marfrig (MRFG3) e JBS (JBBS3) reagem entre inflação nos EUA e virada do Ibovespa

Algumas corretoras ainda não se debruçaram detidamente, em dia tomado pela situação das Americanas, em relação ao andamento das ações dos frigoríficos brasileiros mais expostos nos Estados Unidos.

Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) viraram das baixas da manhã, respectivamente em mais 1,85% (R$ 8,80) e 0,45% (R$ 25,51), às 14 horas.

Entre a entrada do Ibovespa (IBOV) no lado positivo, quando até há pouco caia, e a melhor aceitação dos dados sobre a inflação americana, talvez as duas variáveis estejam influindo, disse um operador de mesa.

CONTINUE LENDO

? 2° lugar: É nesta semana que a frustação do setor de etanol com Lula começará favorecer o consumidor

A alta do etanol hidratado na semana passada, em média nacional de 3,62%, segundo a ANP, era bola cantada.

Não havia como a desoneração da gasolina, reforçada na posse do Lula em 60 dias, patrocinar uma baixa imediata nas bombas se o mercado vinha carregando preços mais altos praticados na cadeia antes da virada do ano.

De ontem a sexta próxima, sim, o consumidor deverá pagar menos.

CONTINUE LENDO

? 1° lugar: Metrópoles ouve de policiais que bolsonaristas presos foram financiados por empresários do agro

Em paralelo à nota da Aprosoja do Mato Grosso, criticando a responsabilização de parte do agronegócio pelas invasões em Brasília, como o presidente Lula declarou, alguns bolsonaristas presos em Brasília teriam dito à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e à Polícia Federal (PF) que foram financiados por empresários do setor.

Sem citar fontes, o site Metropóles, que cobre a Capital Federal, publicou há pouco a notícia, que servirá de base para investigações das forças que vão apurar as invasões do Congresso, Palácio do Planalto e Palácio da Justiça (STF).

Mas de 1,2 mil pessoas foram detidas, a maior parte em flagrante, e dezenas de ônibus também estão estacionados dos pátios da polícia do DF.

CONTINUE LENDO

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.