AgroTimes

AgroGalaxy (AGXY3) tem prejuízo de R$ 107,6 mi no 2º tri com impacto de juros

15 ago 2022, 20:44 - atualizado em 15 ago 2022, 20:44
Agrogalaxy
A AgroGalaxy ainda ressaltou que houve relevante aumento de preços em algumas categorias de insumos, principalmente fertilizantes (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A plataforma de varejo para insumos e serviços do agronegócio AgroGalaxy (AGXY3) registrou prejuízo líquido ajustado de 107,6 milhões de reais no segundo trimestre, 135% maior que o desempenho negativo obtido um ano antes, afetada por aumento de juros, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira.

A empresa destacou que a taxa básica de juros (Selic) passou de 3,4% ao ano no segundo trimestre de 2021 para 12,5% no mesmo período de 2022.

“(Houve) aumento dos juros pagos a fornecedores por compras a prazo (ajuste a valor presente) e de operações de CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), totalizando impacto líquido de 68,1 milhões de reais”, afirmou em relatório.

Houve também juros sobre empréstimos e financiamentos, devido aos aumentos do saldo de dívida bruta e taxa Selic, somando 41,5 milhões de reais de juros adicionais.

Com isso, e custos relacionados a fusões e aquisições, as despesas financeiras da companhia saltaram 166,3% no segundo trimestre.

Por outro lado, a geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado disparou para 56,3 milhões de reais, contra 2,5 milhões um ano antes.

“A margem Ebitda ajustada atingiu 2,9%, aumento de 2,7 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento deveu-se ao relevante crescimento da receita aliado ao aumento da margem percentual”, disse a empresa.

A receita líquida do período expandiu 94,2%, alcançando o recorde de 2 bilhões de reais para o trimestre. O faturamento do segmento de insumos aumentou 119%, para 781 milhões de reais, e a área de grãos subiu 81%.

“O crescimento deu-se pelo incremento de 58% em preços, 20% em volume e 41% pela adição das aquisições de Ferrari Zagatto e Agrocat”, afirmou.

A AgroGalaxy ainda ressaltou que houve relevante aumento de preços em algumas categorias de insumos, principalmente fertilizantes, e de commodities. Somente os adubos tiveram aumento de preços em torno de 86%.

Dada a sazonalidade do negócio, a carteira de pedidos da empresa contava com 3,9 bilhões de reais em junho, o dobro do valor registrado no mesmo período do ano passado.

Veja o resultado abaixo:

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar