Agrishow, maior feira agro da América Latina, retorna após dois anos “online”
Por Bruno Blecher*
Depois de dois anos “online”, devido às restrições da Covid, a Agrishow, maior feira agro da América Latina, volta a campo nesta segunda-feira (25), com a perspectiva de reunir 800 expositores e mais de 100 mil visitantes até o dia 29, sexta-feira.
Jair Bolsonaro, presidente da República, participa da cerimônia da abertura, às 10h.
Francisco Matturro, presidente da Agrishow, diz que a alma da feira é justamente o contato tête-à-tête do pessoal das empresas de insumos e maquinários com os produtores rurais.
“Não são apenas os negócios que são importantes; na Agrishow, o produtor tem a oportunidade de encontrar com o pessoal da engenharia da indústria, os profissionais que desenvolvem os equipamentos que eles usam no campo, e dizer como as máquinas estão se comportando nas lavouras. Este feedback muitas vezes resulta em mudanças e aperfeiçoamentos do maquinário”, explica Matturro.
Dificuldades do setor de máquinas agrícolas
Matturro não arrisca uma previsão de vendas, já que o setor de máquinas agrícolas enfrenta dificuldades na cadeia de suprimentos, principalmente a falta de semicondutores.
Mas ele prevê uma boa arrecadação na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, que já está com as reservas esgotadas na rede hoteleira.
A feira ocorre em um momento estratégico para o setor do agronegócio, quando os produtores já estão com o dinheiro da safra no bolso e fazendo as contas para a próxima temporada de verão, decidindo a compra de sementes, fertilizantes e máquinas.
*Bruno Blecher é jornalista especializado em agronegócio e meio ambiente há 34 anos. Atuou como repórter, editor e diretor de veículos e canais como Globo Rural, Canal Rural e Agrofolha.