Agricultura

Agricultores argentinos devem segurar vendas de soja

03 set 2019, 13:23 - atualizado em 03 set 2019, 13:23
Soja Agro
Agricultores vão relutar em vender a soja que colheram este ano aos exportadores, que pagam em pesos, disse Eugenio Irazuegui (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

Agricultores de La Pampa, o centro agrícola da Argentina, devem armazenar quase 30 milhões de toneladas de soja que foram armazenadas em silos-bolsa e elevadores de grãos por mais tempo devido à adoção de controles cambiais pelo governo argentino.

O presidente Mauricio Macri, antes defensor do mercado livre, recorreu aos controles para segurar a desvalorização do peso e proteger as reservas do banco central diante da crise financeira que atinge o país, após a vitória esmagadora da oposição nas eleições primárias de 11 de agosto.

Os controles estabeleceram prazos mais curtos para os exportadores repatriarem ganhos no exterior. Mas também significam que as empresas não podem mais comprar dólares livremente, e os agricultores – especialmente aqueles com custos atrelados ao dólar – não querem ficar com pesos no momento, porque a moeda pode se desvalorizar rapidamente.

Com essa dinâmica como pano de fundo, os agricultores vão relutar em vender a soja que colheram este ano aos exportadores, que pagam em pesos, disse Eugenio Irazuegui, chefe de pesquisa da corretora de grãos Enrique Zeni. Os preços das safras são cotados em dólares, então os silos-bolsa funcionam como uma conta de poupança em dólares.

Em 21 de agosto, os agricultores ainda tinham 29,9 milhões de toneladas de soja para vender ou precificar, de uma supersafra de 55,3 milhões de toneladas, de acordo com dados do governo.

Há uma ressalva. Se o peso se estabilizar nas próximas semanas, graças aos controles cambiais, as vendas do grão para as tradings poderão aumentar. É que os produtores de soja também temem que os impostos de exportação possam subir em dezembro, caso a oposição assuma o poder.

E, caso vendam, há uma forma de conseguir dólares – embora a moeda americana venha com um prêmio de 6 a 7 pontos percentuais sobre a taxa de mercado, disse Irazuegui. A operação, conhecida como “dólar MEP”, implica que agricultores comprem títulos em pesos e depois vendam por moeda forte.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.