Agenda do Dia

Agora vai! Lula e Haddad têm reunião para falar de arcabouço fiscal: Veja o que movimenta a sexta-feira (17)

17 mar 2023, 8:00 - atualizado em 17 mar 2023, 6:38
Lula Bitcoin criptomoedas
Haddad afirma que o Congresso deve receber o texto antes da viagem de Lula à China. (Imagem: Divulgação/PT)

Depois de muita expectativa, parece que o novo arcabouço fiscal finalmente seguirá em frente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar com o ministro Fernando Haddad nesta sexta-feira (17) para aprovar a regra que vai substituir o teto de gastos

A proposta já recebeu o aval de Simone Tebet e Geraldo Alckmin, sendo despachado para o Palácio do Planalto na quarta-feira à noite. Como Lula teve uma agenda cheia ontem, a reunião com Haddad ficou para hoje. Ainda assim, a reunião será ampla, com a presença do vice-presidente da República e da ministra do Planejamento.

Embora o plano do ministro fosse anunciar a nova regra antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dia 21 e 22 de março, Haddad já ampliou um pouco a data, afirmando que o Congresso deve receber o texto antes da viagem de Lula à China, no dia 24.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (17)

Horário Evento
9h Ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia)
10h 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)
15h Ministros Rui Costa (Casa Civil); Fernando Haddad (Fazenda); Simone Tebet (Planejamento); Esther Dweck (Gestão e Inovação); vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

Economia

A semana termina com os dados de desemprego aqui no Brasil, mas o mercado está de olho é no Federal Reserve e Banco Central aqui no Brasil. Na semana que vem, as autoridades monetárias decidem o futuro das suas taxas de juros em meio a uma crise no sistema bancário internacional.

Ontem, o Banco Central Europeu (BCE) manteve o reajuste de 0,50 ponto percentual apesar de os bancos da região terem pedido o adiamento da alta e o mercado apostar em um aperto mais brando de 0,25 pp.

Em seu comunicado, o BCE destacou que “o setor bancário da área do euro é resiliente, apresentando posições de capital e liquidez fortes”.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (17)

Horário País Indicador
07h Zona do Euro Índice de Preços ao Consumidor (fevereiro)
09h Brasil Taxa de desemprego
10h15 EUA Produção industrial (fevereiro)