Agenda do Dia

Agora vai! Lula e Haddad têm reunião para falar de arcabouço fiscal: Veja o que movimenta a sexta-feira (17)

17 mar 2023, 8:00 - atualizado em 17 mar 2023, 6:38
Lula Bitcoin criptomoedas
Haddad afirma que o Congresso deve receber o texto antes da viagem de Lula à China. (Imagem: Divulgação/PT)

Depois de muita expectativa, parece que o novo arcabouço fiscal finalmente seguirá em frente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar com o ministro Fernando Haddad nesta sexta-feira (17) para aprovar a regra que vai substituir o teto de gastos

A proposta já recebeu o aval de Simone Tebet e Geraldo Alckmin, sendo despachado para o Palácio do Planalto na quarta-feira à noite. Como Lula teve uma agenda cheia ontem, a reunião com Haddad ficou para hoje. Ainda assim, a reunião será ampla, com a presença do vice-presidente da República e da ministra do Planejamento.

Embora o plano do ministro fosse anunciar a nova regra antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dia 21 e 22 de março, Haddad já ampliou um pouco a data, afirmando que o Congresso deve receber o texto antes da viagem de Lula à China, no dia 24.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (17)

Horário Evento
9h Ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia)
10h 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)
15h Ministros Rui Costa (Casa Civil); Fernando Haddad (Fazenda); Simone Tebet (Planejamento); Esther Dweck (Gestão e Inovação); vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

Economia

A semana termina com os dados de desemprego aqui no Brasil, mas o mercado está de olho é no Federal Reserve e Banco Central aqui no Brasil. Na semana que vem, as autoridades monetárias decidem o futuro das suas taxas de juros em meio a uma crise no sistema bancário internacional.

Ontem, o Banco Central Europeu (BCE) manteve o reajuste de 0,50 ponto percentual apesar de os bancos da região terem pedido o adiamento da alta e o mercado apostar em um aperto mais brando de 0,25 pp.

Em seu comunicado, o BCE destacou que “o setor bancário da área do euro é resiliente, apresentando posições de capital e liquidez fortes”.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (17)

Horário País Indicador
07h Zona do Euro Índice de Preços ao Consumidor (fevereiro)
09h Brasil Taxa de desemprego
10h15 EUA Produção industrial (fevereiro)

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar