Agora Financial: Uma rotina preocupante
Caro leitor,
Notícias vindas dos Estados Unidos apontam para algo que já está virando rotina em todos os lugares: ataques hackers.
Não bastasse a invasão de privacidade à qual já estamos sujeitos por conta do uso da internet, mídias sociais e compras online, a verdade é que nossos dados e informações não estão seguros em lugar algum.
Dessa vez o alvo foi a Capital One, mas 140 mil pessoas tiveram seus números do seguro social (do inglês, SSN) roubados, enquanto milhões foram afetadas de alguma maneira.
De acordo com um porta-voz do banco, o ataque também comprometeu 80 mil números de contas bancária e a pontuação de crédito dos clientes (score credit), históricos de pagamento e limites de crédito.
Ao contrário do que muitos imaginam, embora comuns, crimes cibernéticos não são impossíveis de serem rastreados e tampouco ficam impunes. Aliás, vários países do mundo tem aperfeiçoado e criado legislações específicas para esse tipo de atentado.
O mais intrigante é que o principal suspeito, inclusive já detido em Seatle pelo crime cometido, é um ex-funcionário da Amazon.
Mas como qualquer “conquista” não tem nenhum valor se não for compartilhada com alguém, o hacker estava se gabando pelo crime cometido em salas de bate-papo e acabou sendo denunciado por “hackers justiceiros”.
Thompson trabalhou como engenheira de sistemas para o serviço de computação em nuvem da Amazon de 2015 a 2016.
Supostamente, ela usou esse conhecimento para violar o firewall do banco de dados da Capital One que está hospedado justamente…. nos servidores da Amazon!!
Thompson provavelmente pretendia vender os dados online. Mas o banco disse que ela foi pega antes que ela tivesse a chance de disseminar a informação.
“Embora eu esteja grato pelo fato da agressora ter sido pega, lamento profundamente pelo que aconteceu”, disse Richard D. Fairbank, presidente do conselho e diretor-executivo do banco.
“Peço sinceras desculpas pela compreensível preocupação que esse incidente deve estar causando às pessoas afetadas, mas estou comprometido em fazer as coisas certas.”
A Capital One estima que o incidente custará aproximadamente US $ 100 milhões a US $ 150 milhões até que toda essa confusão seja resolvida.
Ainda que eles considerem que nenhuma das informações chegou a ser vazada por Thompson, eles estarão notificando os indivíduos afetados e oferecendo a eles monitoramento de crédito e proteção de identidade gratuitos.
A Amazon, por sua vez, ainda não divulgou nnhuma declaração sobre o incidente. Seja como for, a notícia certamente não é nada positivo para o serviço de computação em nuvem “super seguro” de Bezos.
Embora muitas pessoas já tenham se esquecido disso, a violação de dados da Equifax foi um problema enorme que continua a afetar milhões de pessoas.
Na verdade, ladrões roubaram os dados de aproximadamente 147 milhões de americanos, muitos dos quais sofreram com identidades fraudadas, além de terem perdido tempo e dinheiro com a situação.
Ataques como esses expõem quão frágeis e vulneráveis os ambientes teoricamente seguros são. Ao que tudo indica, ainda não há, em plena era digital, um ambiente hermético capaz de isolar ou proteger nossas informações dessa cruzada cibernética que tenta converter dados em dinheiro fácil.
Os cibercriminosos estão em toda parte. E eles estão se tornando mais experientes a cada dia. Indivíduos e corporações estão se esforçando para proteger suas informações mais sensíveis.
Contudo, como temos visto praticamente toda semana, esses ataques estão cada vez mais sofisticados e organizados, razão pela qual muitas das empresas que oferecem produtos e alternativas de segurança estão em evidência nos últimos anos.
Não é por menos, aliás, que os investidores estão finalmente começando a perceber o potencial de crescimento desse setor à medida os resultados e lucros dessas empresas estão aumentando de maneira rápida e consistente a cada trimestre.
Nós já possuímos um player de destaque na nossa carteira, mas acredito que o melhor ainda estar por vir no setor de segurança cibernética. Portanto, fique atento à próxima edição do Money Connection.