Agora Financial: História mal contada
Caro leitor,
A situação não anda lá muito boa para o Uber.
E se havia alguma expectativa de que as coisas poderiam começar a melhorar, o balanço divulgado na semana passada provou justamente o contrário.
O fato é que a empresa de caronas bateu um novo recorde negativo e registrou o seu maior prejuízo trimestral da história.
E como não poderia ser diferente, os investidores reagiram proporcionalmente à péssima notícia, derrubando a cotação das ações de maneira expressiva.
Os números realmente foram alarmantes, com perdas de US $ 5,24 bilhões nos últimos três meses.
Apenas para colocar em perspectiva, o prejuízo equivale aproximadamente ao PIB de toda a ilha de Barbados.
É verdade que uma boa parte do rombo em questão, cerca de US $ 3,9 bilhões, está relacionada às despesas que a companhia teve com o seu IPO no início do ano, mas mesmo que você exclua esse gasto fixo, o Uber perder aproximadamente duas vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
Se não bastasse, as receitas da empresa também estão crescendo de maneira moderada, tendo avançado apenas 14% em relação ao ano anterior.
O curioso é que os números apresentados pela empresa estão desconectados da realidade e do discurso do CEO, Dara Khosrowshahi.
“Estamos confiantes de que a maturidade desta empresa pode ser positiva para o fluxo de caixa e a equipe está focada para ser capaz de impulsionar o crescimento em grande escala e se tornar mais eficiente em todas as áreas”.
Trata-se de um discurso vazio e que desafia a inteligência dos investidores.
“Eu acho que há um meme questionando quando o Uber poderá ser lucrativo. Eu considero que eu e a equipe estamos bem preparados, mas acho que estamos apenas no começo dessa incrível jornada.”
“Acredito que temos uma boa visibilidade do nosso próprio modelo de negócio e de que maneira podemos ajustá-lo para ser mais eficiente”, disse Khosrowshahi. “Achamos que realmente prosperar nesse negócio.”
“Temos que fazer um trabalho melhor para contar nossa história aos mercados. No longo prazo, o mercado cuidará de si mesmo e acho que é nisso que precisamos nos concentrar agora. ”
Dessa história toda, talvez a única notícia boa foi o anúncio de que o Uber e a Lyft anunciaram o fim da guerra de preços, o que deixou alguns investidores mais animados em relação às chances dos aplicativos de compartilhamento de carona se tornarem lucrativos em breve.
Contudo, de acordo com especialistas em tecnologia, o Uber tem problemas muito maiores do que simplesmente uma guerra de preços.
É claro que ao longo dos anos tivemos história de sucesso em Wall Street. A Amazon talvez seja o maior exemplo disso.
Contudo, ao contrário da gigante de varejo, ao passo que as despesas aumentam, mas as receitas e o ritmo de crescimento diminui, alguma coisa muito séria não está dando certo, razão pela qual a estratégia precisa ser revista urgentemente…
Do contrário, a história a qual Khosrowshahi se refere, terá um desfecho bastante diferente do pretendido pela companhia.