Corretoras

Agentes autônomos vão à guerra na CVM contra exclusividade

06 maio 2019, 10:57 - atualizado em 06 maio 2019, 10:57
Empreendedorismo Reunão Executivos Carreira
A possibilidade de atendimento aos investidores por mais de uma corretora estimula a concorrência, diz a ABAAI (Imagem: Pixabay)

Os agentes autônomos de investimentos no Brasil, por meio da (ABAAI – Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos), divulgaram ao mercado dois pareceres jurídicos contrários à exclusividade da atuação por apenas uma corretora, conforme ditam as regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Quer concorrer a R$ 300? Responda esta pesquisa sobre investimentos em 2 minutos

De acordo com a nota, a possibilidade de atendimento aos investidores por mais de uma corretora estimula a concorrência, melhora as taxas para os clientes e fortalece o mercado de capitais brasileiro, reduzindo os monopólios.

Veja, abaixo, os dois pareceres publicados pela ABAAI:

1 – Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados

Fala da livre concorrência, que pressupõe a liberdade de que os agentes econômicos ou potenciais têm para entrar, permanecer e sair do mercado.

2 – Matheus Humberto Migliari Ramalho

Ressalta que a exigência de exclusividade em relação aos AAIs constitui barreira de entrada significativa para novos entrantes ou mesmo para o crescimento das concorrentes de menor porte.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Leia mais sobre: