Agenda política: Lula vai à África; Câmara pode votar novo salário mínimo
Com o presidente Lula participando da cúpula dos BRICS na semana que vem, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, parte da Câmara dos Deputados acelera a votação da MP que aumenta o salário mínimo para R$ 1.320.
Os parlamentares da base do governo correm para salvar ao menos três MPs (Medidas Provisórias) que expiram em breve. São elas:
- a MP do salário mínimo;
- a MP que reajusta em 9% a servidores e empregados públicos do Executivo federal;
- a MP da portabilidade e integração dos cartões vale-refeição dos trabalhadores.
Há um entrevero na votação, pelo fato de que a reforma ministerial ainda não foi realizada, prevista para acontecer somente depois do retorno de Lula da viagem à África, de acordo com o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).
O presidente deve ficar no continente até quinta-feira (24), mas depois passará por Angola e por São Tomé e Príncipe, mantendo sua agenda ocupada até o dia 26.
Com isso, quando Lula retornar, as medidas já estarão expiradas, fazendo com que no momento os congressistas governistas tentem realizar acordos para obter a aprovação das MPs mesmo sem a reforma ministerial prevista.
Sem os ministérios, congressistas do ‘centrão’ podem se opor à votação, fazendo com que as medidas caduquem.
- Não foi só a energia elétrica que caiu: Ações da Eletrobras (ELET6) também ‘apagaram’ nesta semana: Veja o que fazer com os papéis da companhia agora no Giro do Mercado desta sexta-feira (18). Fique ligado nas próximas lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.