Agenda política: Campos Neto vai ‘se explicar’ no Senado
A semana que começa amanhã deverá ter o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sob escrutínio de senadores durante audiência pública no plenário do Senado na quinta-feira (10).
A convocação foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ela tem base no artigo 11 da Lei de Autonomia do Banco Central. Ele afirma que o presidente do BC deve apresentar no Senado, nos dois semestres de cada ano, explicações sobre as decisões tomadas no semestre anterior.
O movimento acontece depois de meses de críticas do presidente Lula, de integrantes do governo e do PT contra o mandatário do BC; e após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que reduziu a taxa de 13,75% para 13,25% na última quarta-feira (3).
É a segunda vez de Campos Neto explicando a Selic no Congresso neste ano. Em abril, o presidente do BC esteve na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), onde defendeu a taxa de juros.
- É hora de dar tchau para a Petrobras (PETR4)? Clique aqui e veja qual é a recomendação para as ações da petroleira pós-resultado no Giro do Mercado de hoje (04). Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.