Agenda do Dia

Isenção dos rendimentos de Fiagro está garantida (por enquanto); confira a agenda desta quarta (18)

18 out 2023, 8:06 - atualizado em 18 out 2023, 8:06
agenda fiagro
Relator da taxação de fundos offshore deve manter a isenção de rendimentos do Fiagro em seu parecer. (Foto: Vitreo)

A taxação dos fundos offshore e exclusivos, também conhecidos como super-ricos, ainda está sendo negociada entre a Câmara dos Deputados e o Ministério da Fazenda. No entanto, depois da reunião do Fernando Haddad, o relator Pedro Paulo parece já ter resolvido um outro ponto do texto: os Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro).

Em seu parecer, o deputado deve manter a isenção de rendimentos do Fiagro, assim como a exigência de que o fundo tenha 50 cotistas – mesma que será aplicada aos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Pedro Paulo tinha sugerido aumentar para 300.

“A gente está saindo um pouco dessa discussão dos cotistas para modificações ali na regra de composição e de aprimoramento do Fundo, que fecham essas brechas de planejamento tributário sem ter que mexer em cotista”, disse em conversa com jornalistas.

No entanto, ainda está sendo conversada uma proposta de limitar as cotas entre familiares a 30% do total do patrimônio líquido até parentes de segundo grau. A ideia parece agradar à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), mas a Receita Federal já disse que existe uma dificuldade operacional para fazer essa limitação.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desta quarta-feira (18) ainda não foi atualizada. Lula ainda se recupera da cirurgia realizada no final de setembro e está trabalhando do Palácio da Alvora por meio de videoconferências e telefonemas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

A agenda de indicadores está cheia nesta quarta. De madrugada, a China divulgou o seu Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. No período, a atividade econômica chinesa avançou 4,9%; as projeções apontavam para uma alta de 4,3%.

Já a inflação anual na zona do euro desacelerou de 5,2% para 4,3% em setembro, na comparação anual. O resultado ficou em linha com a expectativa do mercado. O núcleo, que exclui os preços de energia e alimentos, subiu 4,5%.

Agora de manhã saem os dados de varejo aqui no Brasil e no período da tarde será divulgado o Livro Bege, que traz o cenário econômico dos doze distritos que formam o Federal Reserve.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (18)

Horário País Indicador
03h00 Reino Unido CPI (Setembro)
03h00 Reino Unido PPI (Setembro)
06h00 Zona do Euro CPI (Setembro)
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h00 Brasil Vendas no Varejo (Agosto)
09h30 EUA Licenças de Construção (Setembro)
15h EUA Livro Bege
20h50 Japão Balança comercial