Agenda do Dia

Haddad luta para não perder uma das galinhas dos ovos de ouro do fiscal; confira a agenda desta terça (17)

17 out 2023, 7:53 - atualizado em 17 out 2023, 7:53
haddad agenda fiscal
Agenda: Haddad tem reunião marcada com relator da taxação de fundos exclusivos e offshore; indicadores têm dia agitado. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Congresso está pegando fogo esta semana e correndo o risco de queimar o Ministério da Fazenda.

A Câmara dos Deputados está analisando o projeto de taxação dos fundos exclusivos, também conhecidos como super-ricos, e os offshore. O plano era votar nesta terça-feira (17), mas as chances de ficar só para depois do dia 20 são grandes. Isso porque o presidente da Casa, Arthur Lira, está fora do país em missão oficial.

Além disso, os deputados não estão lá muito convencidos do projeto. O relator Pedro Paulo afirma que as diferenças de tributação entre os fundos offshore e exclusivos criou um prejuízo para aqueles que optam por investir fora do Brasil.

Pedro Paulo tem uma reunião marcada com o ministro Fernando Haddad para tratar dessa questão é ainda falar sobre as regras envolvendo os Fundo de Investimentos do Agronegócio (Fiagros) e os Fundo de Investimento Imobiliário (FIIs).

Vale lembrar que a taxação dos fundos offshore e exclusivos fazem parte do plano da equipe econômica para elevar a arrecadação e atingir a meta do arcabouço fiscal de zerar o déficit já em 2024.

Do outro lado do prédio do Congresso, o Senado analisa a reforma tributária. A votação deve acontecer no início de novembro, mas o texto deve passar por alterações já que o relator Eduardo Braga recebeu mais de 400 pedidos de emenda. A maioria envolve isenção ou alíquota diferenciada para diferentes setores.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desta terça-feira (17) ainda não foi atualizada. Lula ainda se recupera da cirurgia realizada no final de setembro e está trabalhando do Palácio da Alvora por meio de videoconferências e telefonemas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

A agenda hoje será animada com o mercado de olho nos números de varejo e produção industrial dos Estados Unidos em busca de sinais que levem o Federal Reserve a parar definitivamente o seu aperto monetário.

Por aqui, a expectativa é em relação aos dados do setor de serviços, previsto para sair agora de manhã. Também está no radar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da China.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (17)

Horário País Indicador
03h00 Reino Unido Taxa de desemprego
06h00 Zona do Euro Indicador ZEW de Sentimento Econômico (Outubro)
08h00 Brasil IGP-10 (Outubro)
09h00 Brasil Crescimento do Setor de Serviços (Agosto)
09h30 EUA Vendas no Varejo (Setembro)
10h15 EUA Produção Industrial (Setembro)
11h00 EUA Índice NAHB de Mercado Imobiliário (Outubro)
23h00 China PIB 2TQ3
23h00 China Produção Industrial (Setembro)
23h00 China Vendas no Varejo (Setembro)