Agenda do Dia

Ruídos em Brasília atingem o Ibovespa; veja a agenda desta sexta (28)

28 jul 2023, 8:13 - atualizado em 28 jul 2023, 8:13
Lula, Economia agronegócio, agenda
Agenda: Indicação de Lula para IBGE, além de rumores de Guido Mantega na Vale e Jean Paul Prates sendo frito na Petrobras pesaram. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Ontem, o Ibovespa (IBOV) levou um tombo de mais de 2% e parte das perdas foi influenciada por ruídos vindos de Brasília.

O principal deles é a confirmação do nome de Marcio Pochmann para presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O economista é visto como um mau nome para o mercado por afastar técnicos que não compartilhavam de sua linha de pensamento heterodoxo quando presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além disso, a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por cima da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Mas o que pegou mesmo foram os ruídos envolvendo as queridinhas da bolsa brasileira: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4).

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, pode assumir o comando da Vale. O governo estaria buscando uma forma de convencer os acionistas. Já do lado da Petrobras, o presidente Jean Paul Prates vem sendo fritado pelo alto escalão do PT.

  • Federal Reserve retoma aperto monetário nos EUA: Como ficam os investimentos estrangeiros na B3? Entenda se o Ibovespa será prejudicado pela decisão com o analista-chefe João Piccioni clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.

Confira a agenda de Lula desta sexta-feira (28)

Horário Programação Local
9h30 Reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho Palácio da Alvorada
11h Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio da Alvorada
14h30 Reunião com o Presidente eleito da República do Paraguai, Santiago Peña Palácio da Alvorada

Economia

Hoje, o destaque entre os indicadores é o Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O índice inflacionário é o preferido do Federal Reserve e, dependendo dos números de hoje, pode dar argumentos para a autoridade monetária continuar subindo a taxa de juros ou aumentar a pressão do mercado por uma pausa no ciclo de aperto.

As projeções são de que o PCE avance 0,2% entre junho e julho; já na comparação com o mesmo período do ano passado, a expectativa é de alta de 4,2% na inflação.

Mas a agenda do dia está cheia: também tem inflação na Europa e taxa de desemprego aqui no Brasil.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (28)

Horário País Indicador
00h00 Japão Decisão da Taxa de Juros BoJ
02h30 Alemanha CPI (Julho)
06h00 Zona do Euro Confiança do Consumidor (Julho)
08h00 Brasil IGP-M
08h30 Brasil Estatísticas Fiscais
09h00 Brasil Taxa de Desemprego no Brasil
09h30 EUA PCE (Junho)
11h00 EUA Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Julho)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar