Agenda do Dia

Lula já está de olho no cargo de mais dois diretores do Banco Central; veja a agenda desta terça (8)

08 ago 2023, 7:53 - atualizado em 08 ago 2023, 7:53
Lula, big techs, banco central
Agenda: O destaque de hoje fica com a ata da última reunião do Copom, na qual o Banco Central reduziu a taxa Selic de 13,75% para 13,25%. (Imagem: Lewis Joly/Pool via REUTERS)

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) teve uma novidade – além do corte de 0,50 ponto percentual na Selic–: foi a primeira reunião de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, novos diretores de Política Monetária e Fiscalização, respectivamente.

A nomeação de ambos foi a primeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro das regras de autonomia do Banco Central e envolta de muita polêmica, uma vez que Lula não esconde a insatisfação com o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Mas Galípolo e Aquino mal começaram a trabalhar e Lula já está de olho em mais dois cargos na autarquia. Segundo informações da Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, ele já começou a debater critérios para a substituição de Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais) e Maurício Costa de Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta).

Ambos seguem uma linha mais conservadora na condução da política monetária, tanto que estão no grupo de diretores que votaram por uma queda de 0,25 pp na última reunião. Os mandatos deles se encerram em dezembro.

A princípio, Lula não tem nomes pré-definidos, mas avalia o perfil de futuros indicados. O cargo de Fernanda deve ser entregue com alguém mais alinhado ao governo, enquanto Maurício pode ser substituído por um funcionário de carreira do Banco Central.

Confira a agenda de Lula desta terça-feira (8)

Horário Programação Local
08h Conversa com o Presidente Não informado
09h Reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) Hangar Centro de Convenções
13h15 Almoço dos países signatários do TCA Hangar Centro de Convenções
14h30 Reunião bilateral com o Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce Hangar Centro de Convenções
15h Debate Geral dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do TCA Hangar Centro de Convenções
16h30 Adoção da Declaração de Belém pelos países signatários do TCA Hangar Centro de Convenções
20h30 Jantar “Uma experiência imersiva na Amazônia: sons, sabores e imagens”, oferecido pelo Presidente da República e pela Senhora Janja Lula da Silva Estação das Docas

Economia

O destaque da agenda econômica de hoje fica com a ata da última reunião do Copom, na qual o Banco Central reduziu a taxa Selic de 13,75% para 13,25%.

O texto deve trazer mais pistas sobre os próximos passos do BC. No comunicado da semana passada, a autoridade monetária adiantou que novos cortes de 0,50 ponto percentual estão previstos caso a inflação siga desacelerando.

Além disso, saem dados de inflação da Alemanha e China, e também balança comercial chinesa. Também está na agenda o crescimento do setor industrial aqui no Brasil, além da balança comercial nos Estados Unidos.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (8)

Horário País Indicador
00h00 China Balança comercial
03h00 Alemanha CPI Industrial (Julho)
08h00 Brasil Ata do Copom
09h00 Brasil Crescimento do Setor de Industrial (Junho)
09h55 EUA Balança comercial
11h00 EUA Estoques no Atacado (Junho)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto Semanal API
22h30 China CPI (Julho)
22h30 China PPI (Julho)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar