Agenda do Dia

Haddad comemora mais uma vitória econômica; veja a agenda desta quinta (3)

03 ago 2023, 7:58 - atualizado em 03 ago 2023, 7:58
Fernando Haddad, Apostas Esportivas
Agenda: Haddad elogia o presidente do Banco Central e afirma que decisão é sinal de que o governo está no caminho certo. (Imagem: MF/Diogo Zacarias)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a Selic em 0,50 ponto percentual. Essa pode ser considerada mais uma vitória econômica, desde que assumiu a pasta da Fazenda, se juntando a aprovação do arcabouço fiscal e reforma tributária.

Em conversa com jornalistas, Haddad disse que o corte sinaliza que o governo está na direção certa e representa um avanço no sentido do crescimento econômico sustentável para todos. Para ele, os juros em 13,25% vão ajudar “muito” nas expectativas.

Ele também elogiou Roberto Campos Neto e disse que o presidente do Banco Central teve um voto técnico. “Já enviei uma mensagem ao presidente do BC e ficamos de conversar. Temos um caminho longo de parceira pela frente e vamos continuar correndo para aproximar os projetos de desenvolvimento para o Brasil”, disse.

Hoje, o ministro tem uma entrevista marcada para às 14h na GloboNews.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se pronunciou publicamente sobre a taxa básica de juros. No entanto, Lula tem entrevista agora de manhã com rádios da Amazônia e pode fazer comentários sobre a política monetária.

Ainda hoje, o advogado Cristiano Zanin toma posse no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta quinta-feira (3)

Horário Programação Local
08h Entrevista para rádios da Amazônia Palácio da Alvorada
11h Cerimônia de posse do novo Ministro do Turismo, Celso Sabino Palácio do Planalto
16h Sessão Solene de Posse de Cristiano Zanin no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Palácio do Planalto

Economia

A agenda econômica é marcada por mais uma leva de dados dos Índices de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês). No entanto, o mercado está ansioso para o payroll dos Estados Unidos, que será divulgado amanhã. Os relatórios JOLTs e ADP sinalizam para um mercado de trabalho ainda forte, o que pode jogar água fria nas expectativas de pausa no aperto monetário do Federal Reserve.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (3)

Horário País Indicador
05h00 Zona do Euro PMI Composto e Serviços (Julho)
05h30 Reino Unido PMI Composto e Serviços (Julho)
06h00 Zona do Euro PPI (Julho)
08h00 Reino Unido Decisão da Taxa de Juros do BoE
09h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego Semanais
10h00 Brasil PMI Composto e Serviços (Julho)
10h45 EUA PMI Composto e Serviços (Julho)
11h00 EUA Atividade Empresarial Não Manufatureira ISM (Julho)