Agenda do Dia

Fazenda corre para incluir taxação dos super-ricos no Orçamento; veja a agenda desta sexta (21)

21 jul 2023, 8:11 - atualizado em 21 jul 2023, 8:11
Fernando Haddad e Simone Tebet, agenda, orçamento
Agenda: Fazenda quer incluir taxação de fundos dos super-ricos e offshore no Orçamento do ano que vem. (Imagem: MF/Diogo Zacarias)

O Ministério do Planejamento precisa liberar o projeto de lei do orçamento de 2024 para o Congresso até o dia 31 de agosto. Por isso, a equipe quer enviar as estimativas orçamentárias para o próximo ano aos demais ministérios ainda hoje. As pastas, então, terão em torno de duas semanas para responder e fazer ajustes.

Acontece que o Ministério da Fazenda vai ter que correr. A equipe econômica quer incluir no Orçamento do ano que vem uma proposta para taxar os fundos exclusivos – também conhecidos como “super-ricos” , além de uma forma de tributar os fundos offshore.

A proposta de reforma do imposto de renda está prevista para ser apresentada só no final do ano. Com isso, o ministério quer antecipar alguns projetor e garantir as arrecadações do próximo ano.

  • Saiba qual é a melhor estratégia para o investidor tradicional começar no mercado cripto e surfar no ‘bull market’ que vem por aí: O analista Vinícius Bazan recomendou uma criptomoeda além do Bitcoin (BTC) que pode se dar muito bem com o cenário, veja qual é e como montar uma boa carteira cripto aqui. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta sexta-feira (21)

Horário Programação Local
9h Reuniõ com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante Palácio do Planalto
10h Reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho Palácio do Planalto
11h Lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS) e assinatura de atos Palácio do Planalto

Economia

A agenda de indicadores está esvaziada. De madrugada, saíram os dados de vendas do varejo no Reino Unido, que apontaram para alta de 0,7% em junho. O resultado ficou acima da projeção de alta de 0,2%. Na comparação anual, as vendas do varejo britânico registraram queda de 1% no mês passado.

Além disso, o Banco Central da Rússia subiu a taxa de juros em 1 ponto percentual, elevando-a ao patamar de 8,5% ao ano.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (21)

Horário País Indicador
03h00 Reino Unido Vendas no Varejo (Junho)
10h Brasil Receita Tributária Federal