Agenda do Dia

Campos Neto desagrada governo com redução dos juros ‘a conta gotas’; confira a agenda desta quinta (21)

21 mar 2024, 8:29 - atualizado em 21 mar 2024, 8:29
campos neto
Confira a agenda do dia. (Imagem: Marcos Oliveira / Agência Senado)

Não é de hoje que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem recebido críticas do atual governo. Se até o final do ano passado as coisas pareciam ter ser ajeitado entre as autoridades, agora a conversa é outra. Depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Economia, Fernando Haddad, chegou a vez de Gleici Hoffmann alfinetar o líder da autarquia.

Nas redes sociais, após a decisão do Copom de reduzir os juros em 0,50 pontos percentuais, a deputada e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) disse que “mais uma vez o BC de Campos Neto puxa o freio da economia”.

Na terça-feira (19), dia que antecedeu a decisão do Copom, Haddad disse também que a autoridade monetária precisa “olhar para as necessidades do país”. Em sua fala, elencou as providências que devem ser tomadas para o desenvolvimento do Brasil e o destaque para o BC não passou despercebido.

Já Lula, disse na semana passada que Campos Neto, a quem se refere como “esse cidadão”, está contribuindo para o atraso econômico do país. Segundo o presidente, a sociedade brasileira tem uma expectativa muito grande e que o presidente da autoridade monetária deveria ser mais “rápido”.

“Não tem nenhuma explicação o juro da taxa Selic estar a 11,25%. Não existe nenhuma explicação econômica, inflacionária. Não existe nada a não ser a teimosia do presidente do Banco Central em manter essa taxa de juros”, afirmou, em entrevista ao SBT.

A decisão de ontem, no entanto, se manteve como o esperado, com uma redução de 0,50 pontos percentuais, a uma taxa Selic de 10,75%, como já estava precificado pelo mercado. Além disso, o Copom aproveitou a ocasião para sinalizar que “anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião”.

Isso significa que o Banco Central deve manter o ritmo de cortes de 0,50 p.p. na reunião marcada para maio. No entanto, os dirigentes devem avaliar em junho se o corte será no mesmo patamar ou se o Copom vai diminuir os reajustes para 0,25 p.p.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (21)

Horário Programação Local
10h Cerimônia de Lançamento do Plano Juventude Negra Viva Ginásio Regional de Ceilândia
16h Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Marcio Pochmann Palácio do Planalto
18h Encontro com fruticultores Residência oficial da Granja do Torto

Economia

A agenda está esvaziada após a decisão do Copom por aqui. No Brasil, o único dado que sai nesta quinta-feira (21) é o fluxo cambial estrangeiro.

No entanto, na Europa, diversos indicadores estão programados para hoje. Desde a decisão da taxa de juros no Reino Unido, até os dados de PMI do Setor de Serviços, Composto e Industrial de fevereiro na Zona do Euro.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (21)

Horário País Indicador
05h30 Alemanha PMI do Setor de Serviços, Composto e Industrial (Fevereiro)
05h30 Hong Kong CPI (Fevereiro)
06h00 Zona do Euro Relatório Mensal do BCE
06h00 Zona do Euro PMI do Setor de Serviços, Composto e Industrial (Fevereiro)
06h30 Reino Unido PMI do Setor de Serviços, Composto e Industrial (Fevereiro)
09h00 Reino Unido Decisão da Taxa de Juros (Março)
09h00 Reino Unido Atas da Reunião do MPC
09h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
10h45 EUA PMI do Setor de Serviços, Composto e Industrial (Fevereiro)
11h00 EUA Vendas de Casas Usadas (Fevereiro)
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
16h00 Argentina Vendas no Varejo
20h30 Japão CPI (Fevereiro)
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.