Temporada de Balanços, IPCA-15, Reuniões do BRICS e FMI vêm aí; confira a agenda da semana
Na última semana, o mercado acompanhou o corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE). Essa foi a terceira vez, só este ano, ao qual ocorreram cortes. Além de sinalizar que a inflação na Zona do Euro está cada vez mais sob controle, também demonstra que as perspectivas econômicas pioraram.
O primeiro corte consecutivo nos juros em 13 anos marca uma mudança no foco do banco central da zona do euro, que deixou de ser a redução da inflação para passar proteger o crescimento econômico, que ficou muito aquém do dos Estados Unidos por dois anos consecutivos.
Além disso, essa semana a economia chinesa apresentou sinais encorajadores em setembro, com a produção industrial registrando um crescimento de 5,4%, superando as expectativas dos analistas, que previam um aumento de 4,6%.
As vendas no varejo também surpreenderam positivamente, avançando 3,2%, acima da estimativa de 2,5%.
Complementando esse cenário otimista, Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 4,6% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Embora esse resultado represente uma leve desaceleração em relação ao crescimento de 4,7% do segundo trimestre, ainda superou a projeção de 4,5%. Dentro da própria janela, o PIB aumentou 0,9% entre julho e setembro, indicando uma aceleração em comparação ao avanço de 0,7% registrado entre abril e junho”, pondera.
O analista pontua que esses indicadores sugerem que os recentes estímulos econômicos estão começando a surtir efeito, apontando para um possível início de recuperação.
IPCA-15, CPI, Reuniões do BRICS e FMI: veja o que esperar para esta semana
O mercado começa mais uma segunda-feira (21) no aguardo do habitual Relatório Focus, sendo o único indicador do dia. Já na terça-feira (22), o foco do mercado será voltado a Reunião do BRICS, na qual será sediada na Rússia, até o dia 24 de outubro.
Essa reunião encerra o período de presidência da Rússia no bloco, e terá foco no fortalecimento do multilateralismo para o desenvolvimento global e de segurança. É válido mencionar que, além de estar presente nesta reunião, o Brasil assumirá a presidência do BRICS em 2025.
Voltando para a agenda, o mercado aguarda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), referente ao mês de outubro, na quinta-feira (24), após uma quarta-feira (23) sem indicadores.
Encerrando a semana, o Índice de Confiança do Consumidor, da FGV, referente ao mês de outubro, é o único indicador importante da sexta-feira (25).
Já na agenda internacional, os investidores se preparam para dados como: Livro Bege, Relatório Mensal da IEA sobre petróleo, Índice NAHB de Mercado Imobiliário e os Pedidos Semanais por Seguro-Desemprego dos Estados Unidos.