Selic a 10,50%: Ata do Copom e IPCA vêm aí; confira a agenda da semana
Na última semana, o mercado acompanhou mais uma Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Foi decidido pelos diretores manter a Selic no patamar de 10,50% ao ano.
A decisão levou em consideração a desinflação mais lenta, a desancoragem das expectativas de inflação e o cenário global desafiador.
“O Comitê, unanimemente, optou por manter a taxa de juros inalterada, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam acompanhamento diligente e ainda maior cautela”, afirmaram.
A decisão vai ao encontro das apostas do mercado, que já estava convencido da manutenção dos juros, após um agravamento da inflação e com a desancoragem das expectativas e o risco fiscal no radar.
- LEIA MAIS: Com o Ibovespa em “apuros”, há ações de muita qualidade em preços extremamente atrativos com recomendação de compra; veja quais no Money Picks
Agora, seguindo para a próxima semana, os investidores brasileiros iniciam a segunda-feira (5) no aguardo tanto pelo Relatório Focus, medido pelo Banco Central, quanto pelo Indicador Antecedente de Emprego, medido pelo FGV Ibre.
Na terça-feira (6), o foco será a ata do Copom, enquanto na quarta-feira (7), o IGP-DI e o Fluxo Cambial Estrangeiro movimentam o dia.
Com a agenda vazia na quinta-feira (8), o mercado poderá ‘descansar’ antes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, no qual sairá às 9h, na sexta-feira (9).
Já na agenda internacional, os investidores se preparam para dados como o PMI do Setor de Serviços e Composto, Balança Comercial e Crédito ao Consumidor dos Estados Unidos.