Payroll dos EUA promete roubar a atenção, após semana marcada por PCE e IPCA-15; confira a agenda da semana
Na última semana, o mercado soltou alguns “suspiros” durante os pregões. Com dados do nosso IPCA-15 e o Índice de Preços (PCE) dos Estados Unidos (EUA), o Ibovespa se aproximou da máxima histórica, bem como, registrou quedas durante os pregões.
Falando dos indicadores, o índice PCE dos Estados Unidos (EUA) subiu 0,1% no mês de agosto, conforme divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) na sexta-feira (27). Em um ano, o PCE foi a 2,2% e se aproximou mais da meta de 2% perseguida pelo Federal Reserve (Fed).
A alta na inflação do mês passado vem após um avanço de 0,2% em julho. Até aquele mês, o índice acumulava alta de 2,5% em 12 meses.
- Lula ‘de olho’ nos dividendos da Petrobras (PETR4)? Presidente encaminha projeto ao Congresso que pode ter impacto nos proventos da estatal
Já por aqui, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,13% em setembro. O número indica uma desaceleração em relação à alta de 0,19% apurada em agosto.
A maior variação (0,50%) e o maior impacto (0,08 ponto percentual) vieram do grupo habitação. Outros seis grupos também tiveram alta.
payroll e outros dados do mercado de trabalho: veja o que esperar para esta semana
O mercado começa mais uma segunda-feira (30) no aguardo do habitual Relatório Focus, além da divulgação de Estatísticas Fiscais e do Mercado Aberto.
Já na terça-feira (01), os investidores recebem o Índice de Confiança Empresarial e o PMI Industrial, referentes ao mês de setembro. Na quarta-feira (02), além dos dados de agosto da Produção Industrial, o mercado também recebe o Fluxo Cambial Estrangeiro.
Enquanto os índices PMI do Setor de Serviços e Composto, Sondagem da América Latina e Indicador Antecedente de Emprego saem na quinta-feira (03), o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais e a Balança Comercial do Brasil fecham a sexta-feira (04).
Já na agenda internacional, os investidores se preparam para uma semana cheia de dados do mercado de trabalho, como: Ofertas de Emprego JOLTS, Variação de Empregos Privados ADP, Pedidos Semanais de Seguro-Desemprego e o payroll dos Estados Unidos.