Ata do Copom, IPCA-15 e mais: Confira a agenda semanal nos mercados

Além dos indicadores na agenda, a semana reúne a última parte dos balanços do quarto trimestre de 2024 (4T24). A temporada termina oficialmente no dia 31 de março, na semana seguinte.
Por aqui, a segunda-feira (24) começa com o habitual Relatório Focus, medido e publicado pelo Banco Central, sendo o único destaque do dia em indicadores.
Na terça-feira (25), o mercado recebe a ata do Copom e dados de Sondagem do Consumidor, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre). Na quarta-feira (26), é a vez dos dados do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), Estatísticas do Setor Externo e o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) movimentam o dia.
A agenda de quinta-feira (27) conta com o Relatório Trimestral de Inflação, a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) e a Sondagem da Indústria.
Finalizando a semana, serão divulgados dados de Sondagem do Comércio, Sondagem de Serviços, Taxa de Desemprego no Brasil, Estatísticas do Mercado Aberto e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) na sexta-feira (28).
- SAIBA MAIS: Copom anunciou decisão dos juros; saiba onde investir após a nova taxa Selic
Na agenda internacional, os investidores se preparam para dados como Confiança do Consumidor, PIB, PCE, Vendas Pendentes de Moradias, Índice Michigan de Percepção do Consumidor e os Pedidos Semanais por Seguro-Desemprego dos Estados Unidos.
Dados da última semana
Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 1 ponto percentual (p.p.), em decisão unânime. A taxa básica de juros saiu de 13,25% para 14,25% ao ano.
O Copom já havia elevado a taxa em 1 p.p. em cada uma das duas reuniões passadas e, inclusive, antecipou mais uma alta da mesma magnitude na decisão de março. No comunicado, o BC deixa espaço para mais uma alta, mas em menor magnitude, o que fez economistas projetarem uma elevação de pelo menos mais 0,5 ponto percentual, o que levaria os juros a 14,75%.
Os economistas esperam que a Selic feche 2025 no patamar de 15% ao ano, mostra o último Boletim Focus.
Outro destaque da semana, foi o indicador mensal de atividade econômica (IBC-Br). O dado registrou alta de 0,9% em janeiro. O avanço da prévia do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 3,6% na comparação anual. Já no acumulado em 12 meses, passou a um crescimento de 3,8%.
A prévia veio acima das projeções do mercado, que esperava uma alta mensal de 0,3%, segundo a mediana das projeções coletadas pelo Broadcast. Já no comparativo interanual, era esperada uma desaceleração para 2,3%.
No âmbito internacional, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) optou por manter os juros de referência dos Estados Unidos (EUA). Dessa forma, a taxa segue no patamar de 4,25% a 4,50% ao ano.
A manutenção dos juros já era esperada pelo mercado. Antes da divulgação, 99% das apostas indicavam justamente um movimento de estabilidade do banco central norte-americano, segundo o CME FedWatch Tool.
Confira a agenda de indicadores entre 24 a 28 de março (horário de Brasília):
Segunda-feira, 24 de março
Horário | País | Indicador |
— | Argentina | Feriado |
05h30 | Alemanha | PMI do Setor de Serviços, Industrial e Composto (Março) |
06h00 | Zona do Euro | PMI do Setor de Serviços, Industrial e Composto (Março) |
06h30 | Reino Unido | PMI do Setor de Serviços, Industrial e Composto (Março) |
08h25 | Brasil | Relatório Focus (Semanal) |
10h45 | EUA | PMI do Setor de Serviços, Industrial e Composto (Março) |
20h50 | Japão | Atas da Reunião de Política Monetária |
Terça-feira, 25 de março
Horário | País | Indicador |
05h30 | Hong Kong | Balança Comercial (Fevereiro) |
06h00 | Alemanha | Índice Ifo de Clima de Negócios (Março) |
08h00 | Brasil | Ata do Copom |
08h00 | Brasil | Sondagem do Consumidor (Março) |
09h00 | EUA | Licenças de Construção (Fevereiro) |
11h00 | EUA | Confiança do Consumidor (Março) |
11h00 | EUA | Vendas de Casas Novas (Fevereiro) |
17h30 | EUA | Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal) |
Quarta-feira, 26 de março
Horário | País | Indicador |
— | Brasil | Reunião da Comoc |
04h00 | Reino Unido | CPI (Fevereiro) |
04h00 | Reino Unido | PPI (Fevereiro) |
05h00 | Zona do Euro | Reunião de política não monetária do Banco Central Europeu (BCE) |
08h00 | EUA | Índice do Mercado Hipotecário (Semanal) |
08h00 | Brasil | INCC-M (Março) |
08h00 | Brasil | Sondagem da Construção (Março) |
08h30 | Brasil | Estatísticas do Setor Externo (Fevereiro) |
09h30 | EUA | Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Fevereiro) |
10h30 | EUA | Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal) |
14h30 | Brasil | IBCR: Índice de Atividade Econômica Regional (Janeiro) |
Quinta-feira, 27 de março
Horário | País | Indicador |
— | Brasil | Reunião do CMN |
07h00 | Zona do Euro | Projeções Econômicas |
08h00 | Brasil | Relatório Trimestral de Inflação |
08h00 | Brasil | Sondagem da Indústria (Março) |
09h00 | Brasil | IPCA-15 (Março) |
09h30 | EUA | Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal) |
11h00 | EUA | Vendas Pendentes de Moradias (Fevereiro) |
16h00 | Argentina | Atividade Econômica (Janeiro) |
20h30 | Japão | CPI (Março) |
Sexta-feira, 28 de março
Horário | País | Indicador |
04h00 | Reino Unido | Balança Comercial (Janeiro) |
07h00 | Zona do Euro | Índice de Confiança de Empresas e Consumidores (Março) |
08h00 | Brasil | Sondagem do Comércio (Março) |
08h00 | Brasil | Sondagem de Serviços (Março) |
08h00 | Brasil | IGP-M (Março) |
09h00 | Brasil | Taxa de Desemprego no Brasil (Fevereiro) |
09h30 | EUA | Índice de Preços PCE (Fevereiro) |
11h00 | EUA | Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Março) |
14h30 | Brasil | Estatísticas do Mercado Aberto (Fevereiro) |
14h30 | Brasil | Índice de Evolução de Emprego do CAGED (Fevereiro) |
20h50 | Japão | Vendas no Varejo (Fevereiro) |