Agência de risco Fitch rebaixa nota de crédito do Brasil
A agência de risco Fitch Ratings decidiu rebaixar a nota de crédito soberano de longo prazo do Brasil de BB para BB-, revisando a perspectiva de “negativa” para “estável” – ou seja, sem indicar novo rebaixamento em breve.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
A mudança no rating brasileiro reflete o elevado e persistente déficit fiscal e o fracasso do país em endereçar reformas para melhorar suas finanças públicas, segundo comunicado da Fitch divulgado nesta sexta-feira (23).
“A decisão do governo de não colocar a reforma da Previdência em votação representa um importante revés na agenda de reformas que mina a confiança na trajetória de médio prazo das finanças públicas e no compromisso político de abordar a questão”, diz o texto.
“As eleições de outubro significam que a reforma da Previdência será adiada até depois das eleições e há incertezas se o próximo governo poderá assegurar sua aprovação em tempo hábil”, acrescenta a agência de risco.
Na B3, o Ibovespa, que operava em alta, passou a cair. Por volta de 13h45, perdia 0,23%, aos 86.488 pontos. No câmbio, depois de dar um repique para cima, o dólar à vista se desvalorizava em 0,26% frente ao real, cotado R$ 3,2421.
Atualizada às 13h48