CryptoTimes

Agência americana planeja continuar projeto de blockchain com apoio de órgãos do governo

12 mar 2021, 12:36 - atualizado em 12 mar 2021, 12:36
NIST espera que, no futuro, o projeto possa trazer transparência e eficiência o complexo sistema atual (Imagem: Crypto Times)

Um aviso de contrato, datado de 4 de março, indica que o projeto de pesquisa multidepartamental continua dentro do governo americano, com foco na tecnologia de blockchain para rastrear grandes pagamentos.

O projeto acontece desde o início de 2020 e envolve o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês) – uma agência do Departamento de Comércio –, o Departamento do Tesouro e a Agência de Sistema de Defesa da Informação, a qual faz parte do Departamento de Defesa.

A prova de conceito envolve o uso de dados ou tokens baseados em blockchain para representar cartas de crédito. Espera-se que o projeto possa, um dia, ajudar a tornar o sistema existente, tido como “complicado” por oficiais federais, mais transparente e eficiente.

Segundo o aviso de contrato datado de 4 de março, o NIST quer contratar a empresa Prometheus Computing LLC, sediada no estado americano de Maryland, para cooperar com o projeto. 

Conforme descrito no aviso:

A iniciativa governamental de pesquisa sobre aplicações de blockchain envolveu análises internas e testes dos sistemas do Departamento do Tesouro, incluindo a identificação de problemas de função criptográfica e relações colaborativas de confiança mútua entre agências.

É importante, para propósitos de segurança de tecnologia da informação, que esse trabalho seja restrito ao menor número possível de pesquisadores.

A incapacidade de continuar com o processo de ATO [autorização para operar] para o desenvolvimento da pesquisa de blockchain, até a conclusão com o contratante original, colocaria em risco a segurança, assim como a confiança de agências colaboradoras no NIST.    

Por enquanto, os detalhes financeiros do contrato não estão disponíveis, mas esse seria de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar