Afundamento da mina da Braskem (BRKM5) está desacelerando; veja vídeo da região
O afundamento do solo da região da mina nº 18, da Braskem (BRKM5), está desacelerando, anunciou o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, nas redes sociais.
De acordo com novo boletim da Defesa Civil, divulgado na tarde deste sábado (02), a velocidade vertical foi reduzida de 5 centímetros para 0,8 centímetros por hora.
- AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM DEZEMBRO: Analista revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research neste mês. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado para conferir quais papéis comprar agora:
“Isso significa dizer que nós temos uma tendência de diminuição de afundamento naquela região. Os nossos sismos diminuíram consideravelmente”, explicou o prefeito.
Dos 12 aparelhos que medem o afundamento da mina de sal-gema, seis haviam chegado ao alerta máximo. Agora, com a desaceleração, apenas um deles encontra-se em sinal de alerta para um colapso da mina 18.
“Não podemos afirmar que vai estabilizar, mas esse é o caminho para estabilização. Estamos vencendo um dia de cada vez para podermos juntos sairmos dessa situação”, disse JHC.
Mais cedo, a Defesa Civil de Maceió informou que a mina da Braskem já havia afundado 1,56 metro até a manhã deste sábado. Nas últimas 24 horas, foi registrado um deslocamento de 13 centímetros.
A região segue em situação de emergência, com “risco iminente de colapso“. O bairro de Mutange continua em alerta máximo e já foi desocupado.
Veja vídeo da região da mina da Braskem
O prefeito de Maceió sobrevoou de helicóptero a área em risco de desabamento e compartilhou imagens nas redes sociais. Na gravação, é possível ver fissuras no solo do terreno.