Saúde

África do Sul começa a testar vacina oral contra Covid-19

30 out 2021, 19:00 - atualizado em 29 out 2021, 20:07
Medicamento experimental contra Covid-19 molnupiravir
A empresa, que é listada nos EUA, recebeu permissão da Autoridade Sul-Africana Reguladora de Produtos de Saúde para inscrever pacientes na Fase 1 dos testes (Imagem: Merck Sharp & Dohme/Divulgação via REUTERS)

A Oramed Pharmaceuticals recebeu aprovação para realizar um teste clínico inicial na África do Sul com uma vacina oral contra a Covid-19.

A empresa, que é listada nos EUA, recebeu permissão da Autoridade Sul-Africana Reguladora de Produtos de Saúde para inscrever pacientes na Fase 1 dos testes, segundo comunicado distribuído pela companhia nesta sexta-feira.

A África do Sul foi palco de diversos testes de imunizantes contra a Covid-19, mas este é o primeiro envolvendo uma vacina administrada por via oral. Esse formato ajudaria a superar alguns dos obstáculos logísticos da África, como a necessidade de refrigeração das doses, contribuindo para ampliar a imunização no continente menos vacinado do planeta.

A vacina oral produzida pela subsidiária da Oramed, Oravax, usa “partícula semelhante ao vírus” para atingir três proteínas na superfície do coronavírus, incluindo aquelas menos suscetíveis à mutação. Segundo a companhia, essa característica pode tornar a vacina mais eficaz no futuro contra variantes do vírus.

“A vacina oral contra Covid-19 da Oravax pode oferecer uma animadora solução potencial para a pandemia de Covid, seja para os não vacinados ou como dose de reforço”, afirmou o CEO Nadav Kidron no comunicado.

A forma oral “eliminaria várias barreiras para uma distribuição rápida e em larga escala, potencialmente permitindo que as pessoas tomem a vacina por conta própria em casa”, acrescentou.