Internacional

Afinal, dinheiro traz felicidade? Confira os países mais felizes, segundo a ONU

07 abr 2024, 9:30 - atualizado em 07 abr 2024, 9:42
finlandia
ONU publica relatório de felicidade global de 2024 (Imagem: Canva Pro)

Em relatório de felicidade global de 2024 da ONU, a organização mapeou 143 países olhando vários indicadores, mas principalmente suporte social, renda, saúde, liberdade, generosidade e corrupção. A Finlândia, pela sétima vez, está no topo da lista. 

A ideia de que só o dinheiro traz felicidade é motivo de discórdia. Contudo, no conjunto das pessoas, o estudo mostrou que os países mais ricos são mais felizes.

Além da Finlândia, os países que lideram o ranking são Dinamarca e Islândia, que mantêm a posição do último ano. Porém, nos últimos lugares da lista estão, principalmente, países africanos, como Namíbia, Gana e Níger e países destruídos por guerras, como Líbano e Afeganistão.

Em suma, o ranking mostra que os países felizes são os mais desenvolvidos – e os últimos são mais pobres.

De acordo com o professor Jan-Emmanuel De Neve, diretor do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford à CNN, a felicidade geral de um país aumenta quando são mais altos indicadores como os ganhos médios dessa população, uma distribuição de riqueza menos desigual, um estado de bem-estar que fornece estabilidade psicológica e uma esperança de vida saudável.

O Brasil, este ano, subiu no ranking. Atualmente o país está na posição 44, em relação a 49 do ano passado, ficando atrás de Kosovo, El Salvador e Nicarágua. De acordo com a ONU, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com quase 10% da população com transtorno de ansiedade. 

*Com informações da CNN