Aeroporto privado internacional: O que é, onde fica e quem pode usar?
O Catarina é o primeiro aeroporto privado internacional do Brasil, e viabiliza o acesso de empresários, artistas e outros viajantes da classe executiva aos seus destinos, em seus próprios aviões.
Inaugurado com dois hangares em dezembro de 2019, menos de quatro anos depois já conta com a construção do 12º hangar. O aeroporto fica localizado no interior do estado de São Paulo, na cidade de São Roque.
Com uma pista de 2.470 metros, é maior do que o Campo de Marte e Congonhas, ambos localizados na capital paulista.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Conforme informações da Folha de S. Paulo, o aeroporto privado internacional tem capacidade de operação de 200 mil voos por ano e recebe cerca de 800 por mês, sendo 15% internacionais.
À Folha, o CEO da JHSF, empresa que administra o Catarina, afirmou que ainda estão na metade do tamanho que o aeroporto terá.
O local busca oferecer combustível, manutenção e hangares para estacionamento, visando atender as demandas de donos de aviões. No entanto, a agilidade é a carta na manga do Catarina para atrair viajantes.
Sendo assim, a grande proposta do aeroporto é viabilizar a entrada e saída de maneira facilitada, sem a necessidade de enfrentar grandes filas e burocracias. Com isso, se dispensa a necessidade de chegar com 2 horas de antecedência, sendo possível chegar ao local minutos antes do embarque.
Quem busca pelo aeroporto privado internacional
Outro ponto-chave do Catarina é a discrição proporcionada aos viajantes, figuras que detém o próprio avião e, além da agilidade, buscam não chamar atenção. Dessa forma, os funcionários têm a recomendação de não fotografar os viajantes e seus aviões.
Silvio Santos, Luciano Hang e Elon Musk são algumas das figuras que já utilizaram o aeroporto Catarina.
O local conta com posto de controle de passaportes e entrada e saída do país, seguindo os procedimentos padrão de viagens internacionais aplicado nos demais aeroportos.