Aeroporto de Congonhas: O que vai mudar com investimento de R$ 2 bilhões? Veja fotos
O Aeroporto de Congonhas vai ganhar um novo terminal de passageiros e passar por uma série de reformas previstas para até 2028. As obras serão viabilizadas pelo pacote de investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela concessionária Aena, que controla, incluindo Congonhas, 17 aeroportos no Brasil.
O plano de investimentos abrange obras complexas para comportar o aumento de turistas projetado pela concessionária. A expectativa é que o terminal receba um terço a mais de viajantes, passando de 22 milhões, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2023, para 29,5 milhões.
- [O Brasil está no rumo certo?] É o que alguns dos maiores economistas e investidores do Brasil vão debater em um evento 100% online e gratuito; clique aqui para assistir
No fim de março, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pediu prioridade para que metade das obras possam ser realizadas até 2026, para levar maior conforto aos passageiros.
“Espero que a gente possa acelerar quanto antes essas obras, para que a gente já tenha praticamente metade dessas entregas prontas. Nosso objetivo é poder ofertar mais qualidade de serviço à população. Quanto mais a gente pode pensar nas próximas gerações, a gente está pensando no futuro de São Paulo e no futuro do Brasil”, enfatizou o ministro.
Confira quais serão as principais melhorias, conforme anúncio do Ministério de Portos e Aeroportos:
- Expansão do terminal de embarque – 105 mil m²
- 19 pontes de embarque
- Novos hangares e pátios para aviação comercial, com 215.000 m²
- Novo terminal de cargas
- Ampliação do canal de inspeção – de 10 para 17
- Requalificação de pistas e pátios, reforço estrutural e adequação das pistas de rolagem
- Novo pátio de aeronaves de 215 mil m