Aeronaves 737 antigas da Boeing passarão por inspeção urgente devido a rachaduras
Centenas de aeronaves mais antigas 737 NG da Boeing em todo o mundo podem precisar ser inspecionadas com urgência nos próximos dias, após a descoberta de rachaduras em uma parte do avião que prende as asas à fuselagem.
As rachaduras foram descobertas em três 737-800 que seriam convertidos de aviões de passageiros em aeronaves de carga, disse a Administração Federal de Aviação dos EUA em comunicado a operadoras internacionais visto pela Bloomberg. Cada um dos aviões foi usado em mais de 35 mil voos, segundo o comunicado da FAA.
A Boeing concluiu que as rotinas de inspeção existentes para os aviões não são adequadas para encontrar as rachaduras.
Por isso, a empresa está desenvolvendo novas rotinas para garantir que o problema não ameace a segurança dos voos, de acordo com o comunicado. A empresa também trabalha nas instruções de reparo e na produção de peças de reposição.
“A Boeing notificou a FAA e entrou em contato com os operadores do 737 NG sobre um problema de rachaduras descoberto em um pequeno número de aviões que passavam por modificações”, disse a empresa. “Nenhum problema em serviço foi relatado.”
A rachadura é considerada uma questão urgente e, segundo a ordem esperada da FAA, aviões mais antigos terão que ser inspecionados dentro de uma semana, disse uma pessoa que não estava autorizada a discutir o assunto e pediu para não ser identificada. A diretiva da agência deve ser emitida dentro de alguns dias.
As aeronaves 737 NG, ou Next Generation, incluem as aeronaves 737-600, 737-700, 737-800 e 737-900.
A versão mais recente do avião, conhecida como 737 Max, não entra na lista. Os voos com as aeronaves Max, mais eficientes, estão suspensos em todo o mundo após os desastres na Indonésia e na Etiópia.
Algumas companhias aéreas já começaram a realizar inspeções. O presidente da Southwest Airline, Gary Kelly, disse na segunda-feira em aviso aos funcionários que a companhia aérea até agora não localizou rachaduras e espera que o problema não altere sua programação de voos.
Um pedido da FAA se aplica apenas a companhias aéreas dos EUA, mas reguladores de outros países geralmente seguem a liderança da agência em tais questões.