Aeris (AERI3) dispara 14% após acordo de fornecimento de pás eólicas com Vestas
As ações da Aeris (AERI3) disparavam 13,6%, no pregão desta quarta-feira (6), por volta das 11h30, após a companhia assinar um novo aditivo contratual com a Vestas, produtora de turbinas de energia eólica e um de seus maiores clientes.
Na análise da XP Investimentos, o contrato é positivo para as ações da Aeris, pois reforça as expectativas de crescimento de longo prazo da companhia. O aditivo deve somar entre 3,3 GW a até 7,3 GW, o que implica um aumento de 30% a 66% para os atuais 11,1 GW da carteira de pedidos da empresa.
Para os analistas Lucas Langhi e Pedro Bruno, a extensão do contrato aumenta a visibilidade de receita e deve levar a cerca de 80% da produção total já contratada no 2T22-24, “o que deve mitigar o risco de crescimento para os próximos anos”.
Além disso, dizem, as mudanças levarão a um aumento líquido de R$ 2,6 bilhões nos pedidos potenciais cobertos por contratos de longo prazo, implicando em uma receita unitária de R$ 788/MW.
A corretora ainda destaca que o acordo corrobora para sua posição de incumbência como fabricante independente de pás eólicas no Brasil.
A corretora reitera a recomendação “neutra” para a Aeris.
Sobre o acordo
O aditivo contratual entre Aeris e a Vestas firma o fornecimento de pás eólicas, além de prorrogar o prazo mínimo de fornecimento do modelo atual para o fim de 2024 e estender o contrato atual até o fim de 2026.
Para 2025 e 2026, a Aeris pode receber um complemento de ordens de fornecimento de pás eólicas de múltiplos modelos que, combinado com o incremento de ordens de 2023 e 2024, pode representar uma capacidade equivalente de 7,3 gigawatts de potência, dependendo das vendas da Vestas.
As companhias possuem uma parceria de mais de seis anos. A quantidade de pás eólicas entregues pela Aeris à Vestas somam mais de 6,7 gigawatts de potência.
Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!