Setor Aéreo

Aéreas da Rússia e de Dubai têm menor número de pilotas de avião

21 ago 2019, 17:06 - atualizado em 21 ago 2019, 17:06
Aeroflot e Emirates têm a menor proporção de mulheres aviadoras, segundo um estudo da plataforma de viagens FromAtoB.com (Imagem: Bloomberg)

Pilotas de avião ainda são uma raridade em companhias aéreas, incluindo a russa Aeroflot e a Emirates de Dubai, enquanto outras operadoras aumentam os esforços para diminuir a diferença de gênero.

As empresas, junto com Qatar Airways, Finnair Oyj e Jetconnect da Nova Zelândia, têm a menor proporção de mulheres aviadoras, segundo um estudo da plataforma de viagens FromAtoB.com. O ranking de 45 companhias aéreas baseia-se em dados da Air Line Pilots Association e da International Society of Women Airline Pilots.

“Temos pouco mais de 30 pilotos do sexo feminino entre os cerca de 1.000 funcionários da cabine de comando e temos trabalhado arduamente para aumentar essa participação”, disse a porta-voz da Finnair, Päivyt Tallqvist, por telefone. “Temos feito recrutamentos direcionados e, nas últimas rodadas, a proporção de mulheres aumentou”.

A Aeroflot emprega cerca de 4.200 pilotos, dos quais 58 são mulheres, diz o estudo. A operadora russa, juntamente com a Emirates, Qatar Air e Jetconnect, não retornou telefonemas ou e-mails pedindo comentários fora do horário comercial.

Companhias aéreas menores lideram a lista, com a QantasLink da Austrália no topo com perto de 12% de pilotos do sexo feminino. A FlyBe Group, do Reino Unido, empatou em segundo lugar com a Luxair, a companhia aérea luxemburguesa. Hawaiian Airlines lidera nos EUA.

A média global para a tripulação feminina de cabine é de 5,2%, com a maioria das principais empresas posicionadas em torno desse nível, de acordo com o estudo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.