Empresas

Aegea, investida da Itaúsa (ITSA4), leva sozinha leilão de serviços de água no Piauí

30 out 2024, 13:50 - atualizado em 30 out 2024, 13:50
Leilão na B3 viabiliza concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário de municípios do Piauí
Leilão na B3 viabiliza concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário de municípios do Piauí (Divulgação B3)

A Aegea, que tem a Itaúsa (ITSA4) entre os principais investidores, foi a única concorrente a fazer um lance no leilão de concessão de serviços de água e esgoto do Piauí, com oferta de outorga de R$ 1 bilhão, mínimo previsto no edital, e desconto de um componente de formação da tarifa de 1%, segundo informações da B3.

A empresa já atua em serviços de água na capital Teresina e com a vitória terá de investir R$ 8,6 bilhões para a implantação do projeto em cerca de 220 cidades no Piauí para atingir metas de 99% da população do Estado atendida com abastecimento de água tratada em 8 anos e 90% de atendimento de esgotamento sanitário em até 15 anos. O contrato de concessão tem 35 anos de prazo.

“Vamos garantir, a partir desse leilão, a universalização do acesso à água e esgoto. O Piauí tem o pior índice de cobertura do Brasil e, no interior do estado, não chega a 10% dos domicílios. Então, é urgente, uma questão de saúde pública. Precisamos desses investimentos o mais rápido possível”, afirmou Rafael Fonteles, governador do Piauí.

*Com informações da Reuters