ADRs do Bradesco (BBDC4), Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4) fecham em alta; Vale (VALE3) cai
Com a bolsa fechada aqui no Brasil devido ao feriado da Proclamação da República, as atenções se voltam para a bolsa em Nova York.
Entre os ativos listados lá fora, o Bradesco chegou a ser destaque, com as ADRs, recibo de ações brasileiras negociadas na bolsa americana, subindo 3% na abertura. Apesar disso, o ativo arrefeceu a alta e fechou com avanço de 1,28%
- LEIA TAMBÉM: Balanço forte da Localiza (RENT3) no 3º tri faz ação disparar – analista diz se é hora de comprar
Já a Petrobras e Itaú avançaram 0,86% e 0,85%, respectivamente. Por outro lado, a Vale recuou 0,15%. Entre os índices, o EWZ, o Ibovespa em dólar, recuou 0,4%.
Problemas na China?
Mais cedo, a China informou que a sua produção industrial em outubro cresceu 5,3% em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao ritmo de 5,4% registrado em setembro.
O número reflete a preocupação com os problemas de confiança e demanda enfrentados por uma economia lenta e mantendo vivos os apelos do mercado por um estímulo ainda maior.
Os dados divulgados nesta sexta-feira pela agência nacional de estatísticas não atenderam às expectativas de um aumento de 5,6%, segundo pesquisa da Reuters com 43 analistas.
Pacote fiscal; sai ou não sai?
Grande preocupação dos mercados aqui no Brasil, o pacote fiscal que será feito pelo governo federal vai olhar para a manutenção de aspectos econômicas importantes como crescimento da economia, emprego e renda, disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Pimenta disse que ainda não há uma data definida para a divulgação das medidas do ajuste fiscal e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue conversando com ministros e integrantes do governo sobre o tema. A meta do governo para esse ano é alcançar o déficit fiscal zero.
“O presidente entende que é importante fazer ajustes para manter o crescimento, a geração de emprego e o crescimento do PIB. Os grandes números da economia brasileira são muito positivos e temos que manter isso”, disse Pimenta a jornalistas em um evento prévio do G20, no Rio de Janeiro.
Wall Street cai
Com o dia orientado por dados econômicos e declarações de dirigentes do Federal Reserve, Wall Street fechou o pregão desta sexta-feira (15) em queda e deve encerrar a semana com saldo negativo em meio à correção do movimento de ganhos “Trump Trade”.
Confira como fecharam os índices de Nova York:
- S&P 500: -1,32, aos 5.870,62 pontos;
- Dow Jones: -0,7%, aos 43.444,99 pontos;
- Nasdaq: -2,24%, aos 18.680,12 pontos.
As bolsas de Nova York reagem a novos dados econômicos, enquanto dos investidores acompanham novas indicações de Donald Trump para os órgãos do governo.
As vendas no varejo aumentaram 0,4% no mês passado, após um avanço revisado para cima de 0,8% em setembro, segundo o Departamento de Comércio do país.
Economistas consultados pela Reuters previram que as vendas no varejo, que são em sua maioria mercadorias e não são ajustadas pela inflação, registrasse alta de 0,3%, depois de um ganho de 0,4% em setembro. As estimativas variavam de estabilidade a um aumento de 0,6%.
Já as vendas no varejo — excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação —caíram 0,1% no mês passado, depois de um ganho de 1,2% revisado para cima em setembro. As chamadas vendas principais no varejo, que correspondem ao componente de gastos do consumidor do produto interno bruto, subiram 0,7% em setembro.
Com Reuters