BusinessTimes

Adobe lançará o software Illustrator para iPad após Photoshop

22 out 2019, 14:32 - atualizado em 22 out 2019, 14:32
O Illustrator é um dos aplicativos mais populares do pacote de software Adobe Creative Cloud, e sua versão para iPad teria muitos dos recursos disponíveis na versão para computadores (Imagem: Pixabay)

A Adobe Inc. escolheu o Illustrator como próximo grande aplicativo que irá colocar no iPad, em outro esforço da fabricante de software para criar uma versão móvel de seus produtos. A informação é de pessoas com conhecimento do plano.

A empresa sediada em San Jose, na Califórnia, fará uma apresentação prévia do Illustrator para iPad, o tablet da Apple, durante a conferência interna Max, em novembro, antes do lançamento em 2020, de acordo com as fontes, que pediram anonimato por não terem autorização para falar publicamente sobre a decisão. O Illustrador, usado por designers para artes gráficas digitais, seguiria o Photoshop, que estará disponível para iPad ainda este ano.

O Illustrator é um dos aplicativos mais populares do pacote de software Adobe Creative Cloud, e sua versão para iPad teria muitos dos recursos disponíveis na versão para computadores.

“Não temos nenhuma novidade para compartilhar no momento”, declarou uma porta-voz quando indagada sobre os planos da companhia.

A Adobe lançou recentemente diversos outros aplicativos para iPad — incluindo Fresco e Premiere Rush — que não têm tantos recursos como o Photoshop e o Illustrator. Pessoas que testaram o Photoshop para iPad criticaram a falta de elementos fundamentais presentes na versão tradicional, segundo reportagem veiculada pela Bloomberg News na semana passada.

Os novos aplicativos ressaltam o trabalho da Apple para posicionar o iPad como substituto do computador e a necessidade da Adobe de fornecer software aos consumidores em qualquer dispositivo. Fundada em 1982, a Adobe está adaptando seus principais aplicativos para aparelhos móveis, tentando garantir a liderança em software criativo em um momento em que os consumidores perdem o gosto por computadores.

A missão da Adobe é dupla: satisfazer ilustradores profissionais e editores de fotografia e conquistar usuários amadores. A estratégia pode impulsionar o crescimento das vendas da unidade Creative Cloud, que se desaceleraram ao longo do último ano.

O plano da Adobe de colocar o iPad no centro da estratégia de abrangência de plataformas é outro sinal de que superou a fase contenciosa do relacionamento com a gigante de hardware com sede em Cupertino, Califórnia.

A Apple tinha investido na Adobe, mas, em 2010, Steve Jobs criticou seu produto Flash Player para vídeos e jogos na internet, argumentando que trazia prejuízos em termos de duração da bateria dos dispositivos, privacidade e segurança. Nos últimos anos, a Adobe tem sido presença carimbada nos anúncios de produtos da Apple, sendo continuamente retratada como fabricante de software que tira proveito de novos dispositivos da companhia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.