AgroTimes

ADM vê anos de oferta global apertada e forte perspectiva de lucro em 2022

26 abr 2022, 15:47 - atualizado em 26 abr 2022, 15:47
“Já estamos apertados do ponto de vista da oferta e demanda e ficaremos mais apertados à medida que a demanda continuar crescendo”, disse o presidente-executivo da ADM, Juan Luciano (Imagem: REUTERS/Karl Plume)

A oferta global de produtos agrícolas essenciais permanecerá apertada por pelo menos dois anos após a queda nas colheitas em alguns países e interrupções no transporte causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, disse a Archer-Daniels-Midland nesta terça-feira.

A demanda provavelmente superará a oferta até pelo menos 2024, resultando em altos preços das safras que reduzirão estoques de grãos e incentivarão os agricultores sul-americanos a plantar mais, disse a comerciante de grãos após divulgar um lucro trimestral acima do esperado.

“Já estamos apertados do ponto de vista da oferta e demanda e ficaremos mais apertados à medida que a demanda continuar crescendo”, disse o presidente-executivo da ADM, Juan Luciano, durante uma teleconferência com analistas.

“Precisamos de duas temporadas de safras muito boas na América do Norte e na América do Sul para… nos tornarmos mais confortáveis nesses desequilíbrios entre oferta e demanda.”

A empresa disse na terça-feira que fortes margens de processamento de safras e maior demanda de importadores preocupados com o aumento da inflação global de alimentos impulsionaram os lucros do primeiro trimestre, acrescentando que os ganhos de 2022 superariam seu desempenho recorde no ano passado.

Os resultados da ADM destacaram como os comerciantes globais de grãos resistiram ao aumento da inflação e às interrupções na cadeia de suprimentos causadas pela guerra.

A Ucrânia e a Rússia fornecem quase um terço das exportações mundiais de trigo, um quinto do milho comercializado globalmente e 80% do óleo de girassol.

O lucro líquido atribuível à ADM saltou 53% para 1,05 bilhão de dólares, ou 1,86 dólar por ação, no trimestre encerrado em 31 de março, em relação ao ano anterior.

Excluindo itens, a companhia lucrou 1,90 dólar por ação, acima da expectativa de 1,41 dólar, conforme dados da Refinitiv.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar