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Adeus, cartão físico? C&A (CEAB3) dispensa recurso e adota compra com reconhecimento facial; entenda

11 jul 2023, 20:15 - atualizado em 11 jul 2023, 20:15
CEAB3 C&A
C&A deve tirar necessidade de senha para clientes do cartão digital em agosto (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

A C&A, varejista de moda, passou a autorizar que clientes realizem compras utilizando apenas o rosto, número do CPF e uma senha, dispensando o cartão de crédito, segundo informações do Tilit, do Uol.

A partir de agosto, até mesmo a senha não será mais necessária, de maneira que clientes poderão realizar compras apenas com o número do documento e o próprio rosto.

A estratégia da companhia visa reduzir as fraudes e também difundir o uso do seu cartão digital — necessário para a transação livre do cartão físico —, que cobra juros acima dos praticados pelo mercado. A implementação da modalidade se iniciou em maio deste ano.

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Como funciona o sistema da C&A

O pagamento sem cartão de crédito vale apenas para clientes cadastrados no C&A Pay, serviço de cartão digital da varejista.

O cadastro pede apenas algumas informações pessoais, como identificação, e-mail e número de telefone, além de uma foto no aplicativo do C&A Pay.

Com isso, ao realizar a compra, a foto do cliente aparece no caixa ao atendente. Basta informar o CPF e a senha cadastrada.

O diretor executivo da C&A, Levi Fonseca, explicou ao Tilt, do Uol que o uso de reconhecimento facial no cadastro e a checagem adicional feita no caixa ajuda a coibir fraudes como falsidade ideológica e invasões de conta.

“Nossa ideia é tirar a senha em agosto, e a compra ser feita apenas informando documento e operar só na face. A senha só deve ser usada em situação de atividade suspeita ou eventualmente quando tiver alguma indisponibilidade de sistema”, explicou Fonseca ao portal.