Adeus, cartão físico? C&A (CEAB3) dispensa recurso e adota compra com reconhecimento facial; entenda
A C&A, varejista de moda, passou a autorizar que clientes realizem compras utilizando apenas o rosto, número do CPF e uma senha, dispensando o cartão de crédito, segundo informações do Tilit, do Uol.
A partir de agosto, até mesmo a senha não será mais necessária, de maneira que clientes poderão realizar compras apenas com o número do documento e o próprio rosto.
A estratégia da companhia visa reduzir as fraudes e também difundir o uso do seu cartão digital — necessário para a transação livre do cartão físico —, que cobra juros acima dos praticados pelo mercado. A implementação da modalidade se iniciou em maio deste ano.
- Inflação cai pela 1ª vez desde outubro, e vai puxar a Selic junto: Veja a melhor forma de investir para ganhar dinheiro neste cenário no Giro do Mercado de hoje (11), é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal aqui e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Como funciona o sistema da C&A
O pagamento sem cartão de crédito vale apenas para clientes cadastrados no C&A Pay, serviço de cartão digital da varejista.
O cadastro pede apenas algumas informações pessoais, como identificação, e-mail e número de telefone, além de uma foto no aplicativo do C&A Pay.
Com isso, ao realizar a compra, a foto do cliente aparece no caixa ao atendente. Basta informar o CPF e a senha cadastrada.
O diretor executivo da C&A, Levi Fonseca, explicou ao Tilt, do Uol que o uso de reconhecimento facial no cadastro e a checagem adicional feita no caixa ajuda a coibir fraudes como falsidade ideológica e invasões de conta.
“Nossa ideia é tirar a senha em agosto, e a compra ser feita apenas informando documento e operar só na face. A senha só deve ser usada em situação de atividade suspeita ou eventualmente quando tiver alguma indisponibilidade de sistema”, explicou Fonseca ao portal.