Empresas

Adeus atendimento humano? Banco do Brasil testa holograma em agências; entenda

14 ago 2023, 15:03 - atualizado em 14 ago 2023, 15:03
Banco do Brasil
Banco do Brasil testa holograma e inteligência artificial para atendimentos (Imagem: Banco do Brasil/Divulgação)

O Banco do Brasil está testando a utilização de hologramas para as agências. Segundo o banco, o atendimento por meio da holografia permitirá a acoplagem de funcionalidades para diversos objetivos, inclusive atendimento com especialistas e aplicação de conversas em libras.

Para isso, foi criado um totem de atendimento holográfico, chamado Holograma BB, que trará em sua primeira versão uma interação por comando de voz ou por um display touch, em que uma assistente virtual ajudará os clientes.

Em primeiro momento, a solução está voltada para o público universitário, em uma ação itinerante, que vai percorrer as instituições de ensino superior em todo o Brasil. Dessa maneira, o menu conta com quatro opções:

  • tutorial para abrir a conta universitária;
  • informações sobre os benefícios dela;
  • informações sobre o sistema de gamificação;
  • personalização de cartão de crédito.

A companhia detalhou que a estrutura do totem conta com um display holográfico, um microfone direcionado ao usuário para captar os comandos de voz e dois alto-falantes para sonorização. Para dar início ao atendimento, há um sensor de presença, que detecta a aproximação de usuários.

Banco do Brasil e inteligência artificial

Além do holograma, o banco informou que foi desenvolvido um assistente inteligente que utiliza a inteligência artificial generativa, a mesma que está por trás do ChatGPT, para os atendimentos.

Segundo o BB, a diferença é que as respostas geradas são relacionadas ao contexto negocial da instituição, ou seja, tem como foco os funcionários responsáveis pelo atendimento aos clientes.

Ainda em fase de implementação, os temas tratados inicialmente serão sobre crédito (imobiliário, veículo, energia renovável), ações de sustentabilidade e cartão.

Dessa maneira, quando o cliente entrar em contato com o Banco do Brasil a respeito de algum desses temas, o funcionário solicitará uma informação ao assistente inteligente e, com base na resposta do assistente virtual, o atendente dará informações ou irá ajudar na tomada de decisão do cliente.

No entanto, ainda não há previsão de disponibilização da solução para interação direta com o cliente.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar