Adeus, Abilio! Fundadores da Sadia também pedem saída do executivo
O bafafá na BRF (BRFS3) continua e o Conselho de Administração da fabricante de alimentos está uma bagunça. Além dos fundos de pensão Previ e Petros, o jornal O Globo informa nesta sexta-feira (2) que os fundadores da Sadia também querem a saída de Abilio Diniz, presidente do Conselho.
“Abilio tem no conselho Flávia Buarque de Almeida, sócia da Península, veículo de investimento da família Diniz. Segundo quem acompanha de perto a empresa, também é claro o alinhamento com Abilio de José Drummond Jr., diretor executivo e membro do conselho”, explica a nota do jornal.
Em comunicado distribuído nesta segunda-feira (26), Diniz disse que é possível entender a insatisfação de todos os acionistas com os resultados, mas que “introduzir um assunto tão relevante como esse anonimamente, via imprensa, e só depois enviar comunicado formal à empresa não obedece às melhores práticas de governança e transparência”, diz.
A insatisfação tem fundamento. A companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão em 2017, ante um resultado negativo de R$ 367 milhões visto um ano antes. A queda das ações chega a 17,6% só em 2018, período em que o Ibovespa acumula alta de 11,7%.
Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi convocada para a próxima segunda-feira (5). Na pauta solicitada pelos fundos de pensões está a destituição de todos os membros do Conselho.