Açúcar: Safras adverte virada nos preços por exportações tailandesas e rolagem do março
O mercado do açúcar ganhou 10 pontos do dia 19 para ontem no vencimento março. E nesta quarta (22) persegue outra elevação na bolsa de commodities de Nova York. Mas no radar pode entrar ruído e a virada não estaria tão distante, levando-se em conta Tailândia e a rolagem de posições na ICE Futures.
Ainda é tempo de os exportadores fixarem preços das exportações nas bases atuais, com o março agora (11h55 de Brasília) em torno de 1,2% de alta, a 14.70 centavos de dólar por libra-peso. Fixação que foi acelerada desde que os futuros passaram para cima dos 14 c/lp, há duas semanas.
A expectativa de quebra na produção do país asiático, de pouco mais de 1 milhão de toneladas, não tira o suporte do disponível das exportações. Os embarques deverão crescer em torno de 1,2 milhões/t (9,3 milhões/t na safra 18/10), de acordo com levantamento da Safras & Mercado, que sairão dos estoques elevados.
Portanto, tirará a vantagem do déficit global, com Índia reduzindo as presumíveis exportações de 5 milhões/t.
Ao mesmo tempo, segundo o analista da consultoria, Maurício Muruci, na virada de janeiro para fevereiro começa da rolagem do vencimento março para maio, o novo mês driver. E por fundamento em bolsa, o movimento derruba as cotações.