Açúcar bruto sobe 2% na ICE, café arábica também avança
Os contratos futuros de açúcar bruto na ICE subiram nesta terça-feira, impulsionados pelo aperto na oferta de curto prazo e pela redução das preocupações com a inflação nos mercados financeiros mais amplos.
O café arábica voltou a subir, mesmo depois de ganhar mais de 5% na segunda-feira.
Açúcar
O açúcar bruto para março fechou em alta de 0,38 centavos, ou 2%, a 19,76 centavos de dólar por libra-peso, tendo recuado 1,1% na segunda-feira.
Os revendedores disseram que o mercado está sendo impulsionado pelo aperto da oferta no curto prazo e uma relutância geral dos fundos em liquidar suas posições compradas.
O Ministério da Agricultura da França estimou que a produção de beterraba sacarina caiu 8,2% este ano em relação ao ano passado.
No lado negativo, no entanto, ainda há alguma pressão dos dados divulgados na segunda-feira, mostrando que a produção de açúcar do Brasil na segunda quinzena de novembro aumentou seis vezes em relação ao ano anterior, disseram negociantes.
O açúcar branco de março subiu 6,30 dólares, ou 1,2%, para 540,30 dólares a tonelada.
Café
O café arábica de março fechou em alta de 0,85 centavos, ou 0,5%, a 1,679 dólar por libra-peso, após alta de 5,6% na segunda-feira.
Os comerciantes disseram que ainda há preocupações sobre as perspectivas para a safra de café do próximo ano no maior produtor, o Brasil.
Os dados mostraram que as exportações brasileiras de café aumentaram 19% em novembro em relação ao ano anterior, em meio a melhores condições de navegação.
O café robusta de março caiu 12 dólares, ou 0,6%, para 1.872 dólares a tonelada.