Açúcar bruto cai para mínima de quatro meses com economia mundial
Os futuros de açúcar bruto na ICE caíram para uma mínima de quatro meses nesta terça-feira, com um dólar forte e preocupações crescentes sobre uma recessão econômica global pesando sobre o petróleo e muitos outros mercados de commodities.
Açúcar
O contrato de açúcar bruto para outubro perdeu 0,27%, ou 1,5%, a 17,80 centavos de dólar por libra-peso depois de mergulhar ao menor patamar em quatro meses, de 17,71 centavos de dólar.
Negociantes disseram que uma queda acentuada nos preços do petróleo bruto ajudou a baixar as cotações futuras do açúcar, elevando a perspectiva de que as usinas podem mudar seu mix de produção para usar mais cana no processamento do adoçante em vez de etanol.
Eles observaram que o relatório do CFTC de sexta-feira mostrou que os especuladores tinham liquidado em grande parte uma posições líquidas compradas no açúcar bruto.
Um dólar forte, quase o mais alto em 20 anos, também foi visto pressionando os preços.
“Esta força do dólar americano é um vento de frente em baixa para todos os mercados de commodities cotados em dólar”, disse a Peak Research.
O açúcar branco para agosto caiu 5,50 dólares, ou 1,0%, para 548 dólares por tonelada.
Café
O contrato setembro do café arábica caiu 3,6 centavos de dólar, ou 1,6%, para 2,2105 dólares por libra-peso.
Traders disseram que a fraqueza renovada do real é um fator por trás da queda do mercado, juntamente com a venda de fundos à medida que os investidores buscam ativos seguros.
A moeda brasileira caiu para o menor valor em relação ao dólar desde o final de janeiro, provavelmente impulsionando as vendas de café pelos cafeicultores do país.
O vencimento setembro do café robusta caiu 38 dólares, ou 1,9%, para 1.961 dólares por tonelada.