Açúcar bruto cai da máxima de 2 semanas e meia na ICE, café arábica se recupera
Os contratos futuros de açúcar bruto na ICE caíram nesta quarta-feira depois de atingir uma máxima de 2 semanas e meia no início da sessão, enquanto o café arábica ampliou sua recuperação das mínimas de 1 ano e meio da semana passada.
Açúcar
A açúcar bruto de março caiu 0,32 centavo, ou 1,6%, a 19,82 centavos de dólar (USDBLR) por libra-peso, tendo atingido um pico de 20,25 centavos antes.
Operadores disseram que o mercado deve continuar subindo, ajudado por preocupações de que chuvas excessivas em setembro e outubro possam reduzir a produção da Índia nesta temporada.
A Índia, segundo maior exportador de açúcar do mundo, contratou para embarque cerca de 5,6 milhões de toneladas de açúcar desde que o governo disse no final do ano passado que as usinas poderiam exportar até 6,1 milhões de toneladas até maio.
A China, um dos maiores compradores de açúcar do mundo, importou 6,9% menos açúcar em dezembro em relação a um ano antes, mostraram dados.
O açúcar branco de março caiu 9,30 dólares, ou 1,7%, para 551,60 dólares a tonelada.
Café
O café arábica de março subiu 3,9 centavos, ou 2,6%, a 1,55 dólar por libra-peso.
O recente recuo nos preços do arábica está estimulando alguma demanda, disseram operadores. Eles acrescentaram, no entanto, que os ganhos permanecem limitados por uma perspectiva melhorada para a próxima safra de arábica do Brasil, maior produtor, após boas chuvas nesta temporada.
Os estoques de café verde nos Estados Unidos caíram 12.573 sacas no final de dezembro, para 6,37 milhões de sacas, informou a Green Coffee Association. O montante, porém, ainda está acima da média deste período e 9,3% acima do ano passado.
O café robusta de março subiu 7 dólares, ou 0,4%, para 1.902 dólares a tonelada.