Mercados

Açúcar bruto cai 1,7% na ICE, café robusta se aproxima de pico recente

30 dez 2021, 17:48 - atualizado em 30 dez 2021, 17:49
Café
(Imagem: Reuters/Jorge Silva)

Os contratos futuros do açúcar bruto na ICE fecharam em queda de 1,7% nesta quinta-feira, em meio a relatos de mais chuvas nas áreas produtoras no Brasil e redução da atividade de exportação, enquanto o café robusta pairava um pouco abaixo da máxima recente em 10 anos.

Açúcar

O açúcar bruto para março fechou em queda de 0,32 centavo de dólar, ou 1,7%, a 18,78 centavos de dólar por libra-peso, a mínima de uma semana.

Operadores disseram que as chuvas no Brasil continuaram a melhorar os níveis de umidade do solo nas principais regiões de cultivo e as perspectivas para a safra de cana-de-açúcar do próximo ano.

Também citaram a queda na atividade de exportação, com os embarques do Brasil caindo mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

“A questão é se isso é um problema de demanda ou de oferta”, disse um corretor norte-americano, referindo-se à redução da produção brasileira nesta época do ano.

O analista Claudio Covrig disse que as importações chinesas foram limitadas porque os preços locais no país asiático estavam mais baixos, atingindo as margens de refino. “A arbitragem para importação de açúcar fora da cota está encerrada”, disse.

O açúcar branco para março caiu 6,40 dólares, ou 1,3%, para 494,70 dólares a tonelada.

Café

O café robusta para março fechou em alta de 9 dólares, ou 0,4%, a 2.373 dólares a tonelada. A segunda posição da marca de referência subiu para a máxima de 10 anos na semana passada, de 2.381 dólares.

Operadores disseram que problemas com a cadeia de oferta interromperam os embarques do maior produtor de robusta, Vietnã, neste ano, com expectativa de uma queda de 2,7% nas exportações.

Negociantes observaram que o prêmio de janeiro para março havia aumentado, já que operadores com posições vendidas no primeiro contrato optaram por cobrir em vez de oferecer o café. Estava sendo negociado em torno de 122 dólares a tonelada na quinta-feira.

O café arábica para março permaneceu estável em 2,2885 dólares por libra-peso​​.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar