AgroTimes

Açúcar bruto avança na ICE à medida que temores do mercado financeiro diminuem

01 fev 2022, 19:15 - atualizado em 01 fev 2022, 19:15
Açúcar
O açúcar branco de março subiu 7 dólares (Imagem: Pixabay)

Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta terça-feira, superando a mínima de três semanas registrada na véspera, na esteira das ações mundiais que tiveram ganhos com comentários tranquilizadores de autoridades do Federal Reserve dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Açúcar

O açúcar bruto para março subiu 0,26 centavos de dólar, ou 1,4%, a 18,48 centavos de dólar por libra-peso, recuperando-se após atingir o preço mais baixo desde 11 de janeiro na segunda-feira, em 17,90 centavos.

Os negociantes disseram que o mercado tem uma tendência de baixa, dada a visão crescente de que a produção está aumentando mais do que o previsto quando a temporada começou.

Eles acrescentaram, no entanto, que muita coisa ainda pode mudar, principalmente em relação à recuperação da safra do maior produtor global, o Brasil, após a seca do ano passado.

As exportações brasileiras de açúcar em janeiro caíram 31%, para 1,36 milhão de toneladas, disse o Ministério da Economia.

O açúcar branco de março subiu 7 dólares, ou 1,4%, para 499,50 dólares a tonelada.

Café

O café robusta de março avançou 3 dólares, ou 0,1%, para 2.178 dólares a tonelada, continuando a se recuperar de uma mínima de três meses, de 2.161 dólares, estabelecida na segunda-feira, com dados mostrando o aumento das exportações do principal produtor do Vietnã.

O café arábica para março fechou em alta de 1,8 centavo, ou 0,8%, a 2,373 dólares por libra-peso, após uma baixa de três semanas na última sexta-feira.

O café arábica para março fechou em alta de 1,8 centavo (Imagem: Reuters/Jorge Silva)

Operadores disseram que o arábica está sob pressão devido às preocupações com o aumento das taxas de juros, que fortalecem o dólar – tornando o café caro em dólar – e impedem os comerciantes de comprar, aumentando seus custos de empréstimos.

As exportações brasileiras de café verde em janeiro caíram 19%, para 178.093 toneladas, mostraram dados do governo.