Açúcar bruto atinge máxima em um mês na ICE e ganha 6,3% na semana
Os contratos futuros de açúcar bruto na ICE fecharam em alta nesta sexta-feira, atingindo o pico de um mês e ficaram pouco abaixo do pico de 6 anos visto no final de dezembro.
Os futuros do café arábica subiram quase 10% na semana.
Açúcar
O açúcar bruto de março subiu 0,28 centavo, ou 1,4%, a 20,96 centavos de dólar por libra-peso, tendo atingido uma máxima de um mês de 21,03 centavos antes. O contrato teve ganho semanal de 6,3%.
A recente alta nos preços foi impulsionada em parte por uma compra de fundo, juntamente com uma perspectiva decrescente para a produção de açúcar no principal estado produtor da Índia, Maharashtra, o que pode reduzir as exportações do segundo maior exportador do mundo.
“Fundos/especuladores entraram em modo turbo e parte do comércio foi pego de surpresa”, disse um corretor dos EUA.
O açúcar branco de março subiu 7,40 dólares, ou 1,3%, para 562,40 dólares a tonelada, com ganho de 2,9% na semana.
Café
O café arábica de março subiu 2,75 centavos, ou 1,6%, a 1,699 dólar por libra-peso, após estabelecer uma máxima de três semanas de 1,7030 dólar. O contrato registrou um robusto ganho de 9,7% na semana.
Operadores disseram que o mercado recuperou o terreno depois de atingir a mínima de um ano e meio de 1,4205 dólar em 11 de janeiro, mas as preocupações permanecem com as perspectivas de demanda.
“Esperamos que uma economia global fraca continue restringindo a demanda e limitando qualquer alta significativa nos preços globais do café”, disse a Fitch Solutions em nota na sexta-feira.
O café robusta de março subiu 59 dólares, ou 3,0%, para 2.053 dólares a tonelada, tendo atingido um pico de três meses em 2.057 dólares/t.