Acordo entre Brasil e Peru habilita 9 plantas frigoríficas para exportação de carne suína e de aves
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou um novo acordo comercial com o governo do Peru, em nota divulgada nesta quarta-feira (15). O Servicio Nacional de Sanidad Agraria (Senasa) do país vizinho autorizou que nove plantas frigoríficas no Brasil exportem carnes para a região.
De acordo com o Mapa, o Peru importa carne suína do estado do Acre desde janeiro de 2023. Com o acordo, o produto passa a ser exportado por novas unidades localizadas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
“O Peru possui consumo per capita de carne suína relativamente baixo, em torno de 8,5 quilos anuais, o que indica potencial para crescimento do setor”, disse Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
“Com mais plantas habilitadas, temos uma excelente oportunidade para expandir nossa presença neste importante mercado”, afirmou.
Além dos frigoríficos habilitados para a exportação de carne suína, uma nova planta no Rio Grande do Sul passa a exportar carne de aves para o Peru. O presidente da ABPA acredita que o acordo deve fortalecer a capilaridade das exportações brasileiras ao longo de 2025.
Segundo o Mapa, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o mercado peruano em 2024. Produtos como soja, fibras têxteis, frutas, nozes e lácteos produzidos no Brasil também chegaram ao país vizinho.
As exportações de carnes brasileiras para o Peru ultrapassaram os US$ 141 milhões no ano passado. O Mapa projeta incremento expressivo nas exportações de carne suína e de aves, beneficiando toda a cadeia produtiva.
- Nova gigante à vista? Azul e Gol assinam acordo para possível fusão, entenda como decisão pode mexer com mercado no Giro do Mercado desta quinta-feira (16):